O Teatro Riachuelo recebe, neste domingo (9/10), às 18h, a Orquestra Sinfônica de Xalapa (México), a mais antiga em atividade no país da América do Norte. As entradas estão disponíveis na Bilheteria do teatro e no site Ingresso Rápido, e custam de R$ 15,00 (meia) a R$ 3o,00 (inteira). Esta é a primeira vez que a Orquestra desembarca no Brasil e, por aqui, também se apresentará nas cidades de Recife, João Pessoa, Rio de Janeiro e São Paulo.

Há quatro anos, o grupo está sob a regência do pernambucano Lanfranco Marcele, que montou um programa especial, em duas partes, para as apresentações no Brasil. A primeira homenageia compositores dos dois países, como o brasileiro Marlos Nobre e o mexicano Silvestre Revueltas. Já a segunda parte será dedicada a músicos mundialmente conhecidos, como Claude Debussy e Richard Strauss.

Além dos concertos, serão realizadas oficinas de instrumentos e música de câmara em instituições de ensino, como o Instituto Baccarelli, em São Paulo, e a Orquestra Criança Cidadã, no Recife. “Pensamos em trazer a Orquestra também para que houvesse esse intercâmbio cultural, em que os músicos conheçam alguns projetos sociais ligados à música e deixassem um pouco de conhecimento para as crianças e adolescentes brasileiros. Além disso, é uma grande oportunidade do público ouvir, pela primeira vez, peças do repertório sinfônico mexicano”, explica Ludmila Portela, produtora da turnê. 

dsc_6285

A Orquestra

A Orquestra Sinfônica de Xalapa foi fundada em 1929 pelo governador de Veracruz, um aficionado por música clássica. Hoje são mais de 100 integrantesA formação de público entre os jovens é umas das preocupações da direção da orquestra, que já realizou flashmobs em um shopping de Xalapa e um concerto com um programa dedicado apenas a músicas de filmes, como Star Wars.

Para mais informações sobre o grupo de músicos e sua turnê brasileira, clique aqui.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=2tM6vzucp-c[/embedyt]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.