Poeta Regina Azevedo é a apresentadora do "Menor Slam do Mundo"

Torneio de menor poesia do mundo acontece neste sábado em Natal

Grupo 'Iapois, Poesia' organiza a primeira edição do ano do "Menor Slam do Mundo"
Grupo ‘Iapois, Poesia’ organiza a primeira edição do ano do “Menor Slam do Mundo” (Arquivo Pessoal)

Você, caro leitor, consegue fazer uma poesia e a declamar por 10 segundos? Três segundos? Melhor, um segundo? Não? Ou você é rápido o suficiente? Hein? Esta é a proposta do grupo ‘Iapois, Poesia’ para o próximo sábado (22), no Parque das Dunas, em Natal, através do torneio “Menor Slam do Mundo”.   Esta é a primeira edição de 2014.

De acordo com a estudante e poeta Regina Azevedo, apresentadora do pequeno campeonato, essa competição foi criada pelos poetas Eveline Gomes (Conhecida como Sinhá) e Daniel Minchoni (um dos ‘cabeças’ da editora Jovens Escribas) em São Paulo, no ano de 2012. “Chegou a Natal pela Ação Leitura (evento promovido a partir de uma parceria do Jovens Escribas com o SESC). Depois, o Iapois assumiu a organização do evento aqui em Natal”, conta Regina.

“Daniel Minchoni explica que via muitos slams de poesia em São Paulo, porém todos eram de três minutos e via muitas pessoas escrevendo poesias curtas. Aí, ele e Sinhá fizeram essa lindeza”, complementa a poeta.

Slam deriva do termo poetry slam, que é o nome que se dá aos campeonatos de poesia. “O que conta, além do que está sendo dito, é a forma como está sendo dito. Cada competição possui suas próprias regras e características: existem slams em praças, teatros, com acompanhamento musical, só no gogó…”, explica Azevedo.

As regras do menor torneio de poesia do mundo funcionam dessa seguinte forma: o poeta não pode ter acompanhamento musical e não pode usar figurino nem acessório (como fantasia, rosto pintado…). As inscrições são feitas na hora, as notas variam entre 1.1 e 6.6 (as notas dos dados) e quatro jurados são escolhidos da plateia.

Poeta Regina Azevedo é a apresentadora do "Menor Slam do Mundo"
Poeta Regina Azevedo é a apresentadora do “Menor Slam do Mundo”  (Arquivo Pesoal)

Participam textos de somente 10 segundos. Também terá competições para poesias de três segundos (denominados de minimenor slam) e um segundo (nano slam).  Regina conta que  já conseguiu fazer essa façanha, uma vez que foi a vencedora do “Menor Slam do Mundo” da Ação Leitura. “A forma como é falado conta muito mesmo. Foi divertidíssimo [participar]”.

Os vencedores vão ganhar brindes de artistas independentes e do Selo Coquetel. Além disso, vai ter um pequeno cinturão (ou cinturinho) para quem ganhar a categoria de 10 segundos. As editoras Jovens Escribas e Patuá estão apoiando o evento.

Antes da “disputa” haverá um sarau, no qual as pessoas presentes no Parque das Dunas podem ler, declamar, realizar performances e entre outras coisas mais.

Se você ainda não entendeu como funciona essa competição, veja este vídeo do evento que aconteceu em São Paulo, organizado por Daniel Minchoni, o “pai” desta competição.

Sobre Iapois, Poesia

O grupo foi criado em novembro de 2012, pela poeta Regina Azevedo, autora do livro “Das vezes que morri em você” . Após ficar conversando virtualmente com poetas de vários cantos do Brasil e ver que eles participavam de diversos eventos de literatura, ela sentiu a necessidade de realizar algo na cidade. “Eu via os vídeos deles e me sentia muito carente daquilo em Natal. Não sou do tipo que espera sentada. O Iapois é a melhor coisa que já fiz e hoje é feita por muitos, por cada um que vai aos eventos”.  (Neste vídeo ela explica melhor como surgiu o grupo).

SERVIÇO:

Menor Slam do Mundo em Natal
Onde: Parque das Dunas, Bosque dos Namorados
Hora: 14h
Endereço: Av. Alexandrino de Alencar, s.n. Tirol, Natal