“Estou indo embora, a mala já está lá fora, vou te deixar”. Esse é o início do maior sucesso da dor de cotovelo no Nordeste e no Brasil, “Porque Homem Não Chora”, de Pablo. Porém, o cantor baiano fica no chinelo com algumas canções internacionais ao falar de sofrecência ou dor de cotovelo. Nós listamos 10 músicas para escutar se na fossa, confira nossa maravilhosa seleção a seguir:

It Must Have Been Love – Roxette

roxette-no-brasil-em-2011

“It Must Been Love, but it’s over now”… A música foi lançada inicialmente em 1987. Entretanto, tornou sucesso três anos depois, quando entrou na trilha sonora de “Pretty Woman”, filme conhecido no Brasil por “Uma Linda Mulher”. É muita dor de cotovelo. Leia o refrão traduzido desta sofrência vinda da Suécia:

Deve ter sido amor, mas acabou agora
Deve ter sido bom, mas eu o perdi de alguma forma
Deve ter sido amor, mas acabou agora
Do momento que nos tocamos até o tempo que passou

O clipe ainda é mais sofrecência ainda quando a dupla que forma o Roxette, Marie Fredriksson e Per Gessle, canta sobre lençóis balançando em um galpão escuro, abandonado e solitário. Algo bem anos 90:


 Total Eclipse of the Heart- Bonnie Tyler

bonnie3-1

Era uma vez, eu estava apaixonada
Mas agora, estou apenas caindo aos pedaços
Nada que eu possa fazer
Eclipse total do coração

Um dos clássicos da sofrecência gringa é esta canção, interpretada pela inglesa Bonnie Tyler. É o maior hit de Tyler, muitos a consideram uma one hit (pessoa que só tem uma música de sucesso) por conta disso. No seu auge, vendeu 60 mil cópias por dia, e cerca de 6 milhões de cópias no total. Realmente, muita gente sofreu ao ouvir. Mais que a canção memorável, lançada em 1983, é o clipe em que a cantora é uma diretora de escola e surgem várias situações bizarras, que você confere aqui:


 Here Without You – 3 Doors Down

503670-3-doors-down-617-409

Clássico que tocou bastante na trilha sonora da novela “Malhação”, muitos adolescentes entre 2000 e 2006 choraram ou tentaram esquecer aquela pessoa que te deu um “pé na bunda” com “Here Without You”. A canção foi lançada em 2003 e está na faixa do álbum “Away From The Sun”. Olha como o refrão é sofrido:

Eu estou aqui sem você, baby
Mas você ainda está em minha mente solitária
Eu penso em você, baby Esta sugestão está correta?
Você pode votar ou sugerir uma melhor
E eu sonho com você o tempo todo


 Someone Like You – Adele

adele-someone-like-you

“Eu acho esta música tão romântica, como assim você colocou?”. Primeiro, lembra aquela música famosa do pagodeiro Vavá? Qual? Parece que se chama “Convite de Casamento”, cujo verso mais famoso é este: “No cantinho rabiscado no verso, ela disse: ‘Meu amor, eu confesso. Estou casando, mas o grande amor da minha vida é você'”. Lembrou? Pronto, esta é praticamente a versão internacional da música. Veja a primeira estrofe de “Someone Like You”:

Eu ouvi dizer que você se estabeleceu
Que você encontrou uma garota e agora está casado
Eu soube que seus sonhos se tornaram reais
Acho que ela te deu coisas que eu não te dei

Durante toda a música, a pobre da Adele sofre e diz frases do estilo “Você casou, porque eu fui uma péssima namorada e esta pessoa é bem melhor do que eu”. Claro que isso é uma sofrecência, por isso coloquei na lista.


 Carrie – Europe

europe

É tão sofrido, que existem versões dela em forró, como esta da banda Calcinha Preta (rei das versões brazucas da sofrecência gringa). Você pensa que Europe é só “The Final Coutdown”? Está muito enganado e eles deixaram uma das maiores músicas de dor de cotovelo do hard rock, Carrie. São quatro minutos e trinta segundos de choradeira por Carrie ter ido embora ou provavelmente ter morrido, nunca se sabe, depende da interpretação.

Carrie! Carrie!
As coisas mudaram, minha amiga
Carrie! Carrie!
Talvez nos encontremos novamente

Você não pode ver isto em meus olhos
Isto talvez seja nosso último “adeus”


 Eternal Flame – The Bangles

banglesvintage

A banda The Bangles, composta somente por meninas, surgiu nos anos 80 e uma das suas músicas mais famosas é “Eternal Flame”, inclusa no ábum “Everything”, que virou até trilha sonora de novela da Globo.

Feche seus olhos, me dê sua mão, querido
Você sente meu coração batendo?
Você entende?
Você sente o mesmo?
Estou apenas sonhando?
Isto que esta queimando é uma chama eterna?


 Heaven – Bryan Adams

Bryan_Adams_Hamburg_MG_0631_flickr

“Heaven” é uma canção escrita por Bryan Adams e lançada há quase 30 anos. Foi sucesso em diversos países, surgiram muitas versões espalhadas pelo planeta Terra. Porém, não deixa de ser algo que fala de “dor de cotovelo” e pedido para “ser amado do jeito que ele a ama”. A música conta a história de um cara que conhece uma pessoa desde jovem e agora o seu desejo é que eles namorem. Confira a duas primeiras estrofes e o refrão:

Oh! Pensando em nossos tempos de juventude
Só tinha eu e você
nós éramos jovens, selvagens e livres

Agora, nada pode te tirar de mim
Nós já estivemos naquela estrada antes
Mas agora já acabou,
E você continua voltando pra ter mais

Meu bem, você é tudo o que eu quero
Quando você está aqui deitada em meus braços
Eu acho isso difícil de acreditar
Estamos no paraíso
E o amor é tudo o que eu preciso
E eu o achei aqui em seu coração
Não é tão difícil enxergar
Estamos no paraíso

O clipe tem os “melhores elementos” dos anos 80: teclado, mullets (cabelo estilo dupla sertaneja), iluminação e cenário “inovador” cheio de televisões. Confira:


 My All – Mariah Carey

Mariah-Carey-

Muito cantada em programas de calouro, “My All” foi escrito pela própria Mariah Carey para o sétimo álbum da cantora, Butterfly (em português, borboleta, o animal que ela é conhecida por ter compulsão e paixão). A canção contem elementos de músicas latinas com acordes, violões.

Eu daria tudo de mim para ter
Só mais uma noite com você
Eu arriscaria minha vida para sentir
Seu corpo junto ao meu
Porque eu não consigo deixar de
Viver na lembrança de nossa canção
Eu daria tudo de mim pelo seu amor hoje à noite


 All By Myself – Eric Carmen

slider-slide-1

Muitos pensam que Celine Dion foi a cantora original, mas esquecem que a primeira versão foi composta e gravada por Eric Carmen, na década de 1970, que foi bastante sucesso. Assim como “Total Eclipse of My Heart”, este é um clássico para aqueles que já sofreram e que sabe cantar o refrão de forma impecável. Quem nunca se sentiu sozinho quando escuta?

Vivendo sozinho
Penso em todos os amigos que conheci
Mas quando pego o telefone
Ninguém está em casa

Sozinho
Não quero estar
Sozinho
Não mais


 I’ll Be There For You- Bon Jovi

bon-jovi-zurich-backstage-billboard-650

Eu estarei ao seu lado
Estas cinco palavras eu juro para você
Quando você respira eu quero ser o ar para você
Eu estarei ao seu lado
Eu viveria e morreria por você
Roubaria o sol do céu para você
Palavras não podem dizer o que o amor pode fazer
Eu estarei ao seu lado

Não podíamos esquecer do Bon Jovi, o rei das músicas de sofrência. São tantas canções, que eu tive a cruel missão de escolher apenas uma. Esta abriu o celeiro de outras produções que retratam o lado “romântico” e “sofrido” dos roqueiros. Foi lançada em 1988. Muitos já suplicaram à sua amada ou amado ao ouvir “I’ll Be There For You”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.