Com oito filmes e 10 anos de duração, a franquia cinematográfica Harry Potter marcou gerações, tanto de fãs ao redor do mundo como de atores que pela saga passaram. E quando pensamos nesses atores é inevitável não lembrar do trio de protagonistas alçados à fama ainda crianças e que cresceram juntos com seus personagens. Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint são os principais exemplos da nova geração de atores britânicos revelada através das histórias de J.K Rowling.

Mas o elenco de Harry Potter não ficou marcado apenas pelas jovens promessas. Ao longo desses 10 anos, muita gente experiente passou pelos corredores de Hogwarts, pelas ruas de Hogsmeade, as lojas do Beco Diagonal, ou mesmo integrou o mundo trouxa. Para lembrar alguns deles, preparamos uma lista com 15 atores britânicos consagrados que já integraram a franquia. E se você pensa que é muito, ledo engano,  que tarefa árdua foi escolher 15 dentre tantos nomes respeitadíssimos.

Maggie Smith

maggie-smith-harry-potter-horz

Nos filmes da série, Maggie Smith deu vida a Minerva McGonagall, diretora da casa Grifinória e vice-diretora de Hogwarts. Fora da série, a extensa carreira da atriz começou ao melhor estilo britânico, nos palcos. Fez sua estreia no teatro na década de 50 na peça “Twelfh Night”, da Universidade de Oxford, desde então já foram mais 60 peças, sendo hoje considerada uma das mais respeitadas atrizes da West End (a Broadway de Londres).

Também é muito aclamada no cinema e na TV, dentre seus trabalhos mais reconhecidos estão os filmes “The Prime of Miss Jean Brodie” e “California Suite” ambos da década de 70 que lhe renderam dois Oscars como Melhor Atriz Coadjuvante, e a série “Downton Abbey”, finalizada no ano passado e pela qual Maggie venceu inúmeros prêmios.

Curiosidades:

  •  Muitos membros do elenco de Harry Potter trabalharam juntos em outros projetos, o protagonista da série Daniel Radcliffe por exemplo, fez sua estreia como ator ao lado de Maggie Smith no filme para a TV “David Cooperfield”, o ator tinha nove anos e interpretou o personagem título enquanto Maggie deu vida a sua tia avó;
  • Maggie detém o título de Dame integrando a Ordem do Império Britânico.

John Hurt

1118full-harry-potter-and-the-sorcerer's-stone-screenshot-horz

John Hurt participou dos filmes da série Harry Potter interpretando o vendedor de varinhas Garrick Ollivander ou Olivaras. Fora da serie, o ator tem mais de 30 filmes no currículo, dentre eles participações em “Alien – O Oitavo Passageiro” (1979), “O Expresso da Meia Noite” (1978) e “O Homem Elefante” (1980), os dois últimos lhe renderam dois BAFTAs e um Globo de Ouro como Melhor Ator Coadjuvante.

Helena Bonham Carter

DH1_Bellatrix_Lestrange_with_her_wand_01-horz

Helena interpretou a inesquecível vilã Bellatrix Lestrange, fiel aliada de Lord Voldemort. Dentre seus inúmeros trabalhos fora do universo de Potter, destacam-se os longas frutos da parceria entre o diretor Tim Burton (seu ex-marido) e o ator Johnny Depp, como “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007) e a animação “A Noiva Cadáver” (2005). Pelo filme “Asas do Amor” recebeu sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Atriz em 1997, em 2011 foi indicada ao seu segundo Oscar e também BAFTA como Melhor Atriz Coadjuvante pelo premiado “O Discurso do Rei”.

Curiosidades:

  • Helena é bisneta de Herbert Henry Asquish, primeiro-ministro britânico entre 1908 e 1916.

Ralph Fiennes

RALPH FIENNES as Lord Voldemort in a scene from the motion picture "Harry Potter and the Order of the Phoenix." Photo by Warner Bros. Pictures [Via MerlinFTP Drop]

Na série Harry Potter, Ralph Fiennes interpretou Lord Voldemort a partir do quarto filme (O Cálice de Fogo) quando o vilão ganha forma física. Antes de interpretá-lo, Fiennes já tinha duas indicações ao Oscar no currículo pelos filmes “A Lista de Schindler” (1993) e “O Paciente Inglês” (1996). Mas assim como Maggie Smith, sua carreira começou mesmo no teatro, já tendo atuado em mais de 30 peças e vencido um Tony Awards em 1995 por Hamlet. Fiennes também é um dos mais ilustres atores da West End.

Curiosidades:

  • Para dar vida a Você-sabe-quem ele contou com o auxílio da tecnologia CGI que alterou algumas feições do seu rosto, construindo a típica aparência de cobra do vilão.
  • Emma Watson não é única do elenco a estar envolvida com causas sociais, Fiennes é embaixador da UNICEF UK, já tendo feito trabalhos voluntários na Ásia e África.

Gary Oldman

439390_1273508447175_full-horz

Em Harry Potter, Gary Oldman foi Sirius Black, padrinho de Harry, Membro da Ordem da Fênix e um dos melhores amigos dos pais do protagonista, além de responsável por uma das cenas mais emocionantes da saga. Fora da série, Oldman tornou-se famoso por seus personagens sombrios (Black não deixa de ser um deles) tais como Lee Harvey Oswald, assassino de John Kennedy em “JFK – A pergunta que não quer calar” (1991), o icônico Conde Drácula em “Drácula de Bram Stoker” (1992) e o próprio Diabo no  clipe “Since I don’t have you” da banda Guns N Roses. Oldman também participou da franquia Batman de Christopher Nolan. Em 2011 foi indicado ao Oscar como Melhor Ator por “O Espião que sabia demais”.

Emma Thompson

harry-potter-and-the-prisoner-of-azkaban-44-emma-thompson-sybil-trelawney-horz

Intérprete da professora de adivinhação Sibila Trelawney, em Hogwarts, Emma Thompson é uma das mais prestigiadas atrizes e escritoras do cinema, teatro e da TV britânica. Começou a carreira no teatro, fazendo papéis cômicos no clube de teatro amador Footlights da Universidade de Cambridge, seu desempenho nos palcos logo lhe abriu portas na TV onde estreou na década de 80 em uma série da BBC. Veio a se consolidar no cinema na década de 90 quando recebeu cinco indicações ao Oscar, vencendo em 1995 como roteirista pelo drama “Razão e Sensibilidade”, o qual também estrelou.

Robbie Coltrane

Coltrane1_2643738b-horz

Robbie Coltrane, eterno Rúbeo Hagrid, começou sua carreira no final da década de 70 atuando em papéis cômicos no teatro e na TV. Tornou-se mais conhecido 10 anos depois ao participar dos dois primeiros filmes da versão de 007 protagonizada por Pierce Brosnan. Em 2002 foi indicado ao BAFTA como Melhor Ator Coadjuvante por “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Em 2011 o ator, que nasceu na Escócia, foi homenageado no British Academy Scotland Awards por sua carreira, que já alcança mais de 30 trabalhos na TV e no cinema.

Jim Broadbent

34-broadbent-harrypotter-horz

Os fãs de Nárnia provavelmente o conhecem como o professor Kirke, mas Broadbent também passou por Hogwarts como o ambicioso professor de poções Horance Slughrom, seu personagem teve grande destaque no sexto filme da série (O Enigma do Príncipe). O ator tem uma respeitável carreira no cinema e teatro. Dentre seus trabalhos mais marcantes estão os longas “Iris” (2002) e “Moulin Rouge” (2001), pelos quais venceu os prêmios BAFTA e Globo de Ouro nas categorias de atuação, a série “The Street” (2007), que lhe rendeu o Emmy Internacional de melhor ator coadjuvante, além da participação em “O Leão, A Feiticeira e O Guarda-roupa” (2005) primeiro filme da franquia As Crônicas de Nárnia. Broadbent é também lembrado por suas participações nos filmes de “Bridget Jones”.

Timothy Spall

Petercasadelosgritso-horz

Mais conhecido por ter vivido o lacaio de Voldemort,  Pedro Pettigrew (Rabicho), em Harry Potter, Timothy Spall tem uma longa carreira no cinema contabilizando mais de 40 trabalhos desde a década de 80. Recentemente o ator venceu prêmios do Sindicato dos atores e Festival de Cannes por seus trabalhos em “O Discurso do Rei” e “Mr. Turner” respectivamente.

David Bradley

Filch-GOF-horz

David Bradley sempre será lembrado pelo zelador rabugento de Hogwarts, Argus Flich. Fora da série, o ator é mais conhecido por seus trabalhos no teatro e na TV. Há mais de 20 anos Bradley integra o Royal Shakespeare Company, uma das maiores companhias de teatro da Grã Bretanha. Já na TV, fez participações em séries famosas como “Game of Thrones”, “The Tudors”, “Doctor Who”, e atualmente estrela o horror de Guillermo del Toro “The Strain”.

Julie Walters

Harry Potter and The Chamber of Secrets. Pictured Julie Walters (Mrs-horz

A representante dos Weasley na lista é Julie Walters, intérprete da emocional matriarca Molly Weasley. Muito conhecida na TV britânica, Julie acumula mais de 40 trabalhos em telefilmes, dois deles inclusive lhe renderam o Emmy internacional de melhor atriz (A short stay in Switzerland e Mo, de 2009 e 2010, respectivamente). A atriz  também construiu expressiva carreira no cinema tendo sido por duas vezes indicada ao Oscar em 1984 e 2001 pelas suas atuações em “O Despertar de Rita” e “Billy Elliot”.

Curiosidades:

  • Assim como Maggie Smith, Julie recebeu a honraria de Dame integrando a Ordem do Império Britânico.

David Tennant

HP03-horz

Uma das menores participações da série, porém bastante significativa, David Tennant apareceu no quarto filme (O Cálice de Fogo) como o Comensal da morte Barty Crouch Jr. O personagem teve papel chave no desenrolar de todo o quarto ano, embora Tennant tenha tido pouco tempo em tela. Fora da série, ele é amplamente conhecido por ter vivido o Décimo Doutor em “Doctor Who” e recentemente feito Killgrave, grande vilão da primeira temporada de “Jessica Jones”. O ator também detém longa carreira no cinema, e participações no teatro dando vida a personagens cômicos, em sua maioria.

Kenneth Branagh

mgid ao image mtv-horz

Talvez não haja nessa lista alguém tão versátil quanto ele. Nos filmes de Harry Potter, é conhecido por ter interpretado o pomposo professor Gilderoy Lockhart em “A Câmara Secreta”. Fora dele,  o britânico é ator, diretor e roteirista de cinema, TV e teatro. Formado em artes cênicas pela prestigiada Royal Academy of Dramatic Art, Branagh é muito respeitado no teatro (onde sua carreira começou) pelas adaptações das peças de Shakespeare realizadas por sua companhia Rennaissance. No cinema destaca-se pelos filmes “Muito Barulho por nada” (1993) e “Henrique V” (1989), os quais dirigiu e estrelou, além de “Thor” (2011) e “Cinderella” (2015) que “apenas” dirigiu.

Imelda Staunton

umbridge-imelda-staunton-large-horz

Staunton interpretou uma das vilãs mais marcantes da serie Harry Potter, Dolores Umbridge. Indo além da saga, a atriz tem uma sólida carreira no teatro sendo muito respeitada pelos inúmeros papeis desempenhados em musicais. Dentre eles, “Into the Woods”, de 1991, pelo qual venceu o prêmio de melhor atriz no renomado Laurence Olivier Awards (uma das premiações mais importantes do teatro britânico). No cinema vale destacar seus trabalhos em Vera Drake, de 2004, pelo qual foi indicada ao Oscar de melhor atriz, e no premiado Razão e Sensibilidade, de 1995, roteirizado e estrelado por Emma Thompson. Na década de 90, Staunton também realizou trabalhos em dramas produzidos para os canais de rádio da BBC.

Alan Rickman

severus-snape-horz

E encerramos a lista com um certo tom agridoce, afinal não poderia faltar aqui o inesquecível Alan Rickman intérprete do icônico professor Severus Snape. Rickman, que faleceu recentemente, era ator e diretor de cinema e teatro. Ganhou especial fama pelos vilões que interpretou principalmente no cinema, além Snape (se é que podemos chamá-lo de vilão), merecem destaque o xerife de Nottingham em Robin Hood, de 1991, e Rasputine no telefilme de mesmo nome produzido pela HBO, em 1996. Assim como Kenneth Branagh, Rickman também formou-se em artes cênicas pela Royal Academy of Dramatic Art.

Curiosidades:

  • Alan Rickman tinha uma parceria de longa data com Emma Thompson. Além de Harry Potter, a dupla contracenou juntos nos filmes “Razão e Sensibilidade” e “Simplesmente Amor” (2003). Rickman ainda dirigiu Emma em “The Winter Guest” (1997).
  • Ele era um dos atores mais queridos pela equipe de Harry Potter, e tinha o hábito de sempre prestigiá-los nas estreias de suas peças no teatro. Daniel Radcliffe chegou a declarar, em nota de pesar pela sua morte, que tem certeza que Rickman prestigiou todas as peças que ele encenou nos palcos de Londres e Nova York.
  • Um dos últimos trabalhos do ator foi o longa indie “CBGB”, contracenando com Rupert Grint, que em Harry Potter foi Rony Weasley.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.