25 de Maio: Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd?

Hoje é um dia especial para muitas pessoas, definitivamente um dia de homenagens e comemorações. Porém, existe um grande dilema envolvendo esta data: afinal, é Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd?

25 de Maio

O primeiro a surgir, foi o Dia da Toalha, que foi comemorado pela primeira vez em 25 de Maio de 2001, pelos membros da h2g2 – que é uma comunidade virtual criada com intuito de constituir um manual (ou guia) para a Vida, o Universo e Tudo Mais.

O dia foi escolhido pelos fãs de Douglas Adams, e por admiradores do Guia do Mochileiro das Galáxias, como uma espécie de homenagem ao autor. A data é conhecida como Dia da Toalha porque Adams, em sua obra, tratava a toalha como um objeto indispensável e muito importante para os Mochileiros das Galáxias. Neste dia, os fãs andam com a toalha praticamente durante o dia inteiro; alguns usam como uma capa ou como turbante, mas o importante mesmo é estar com o acessório em mãos.

Dia da Toalha

Também no dia 25 de Maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Orgulho Geek. A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars (Que foi o Episódio IV: Uma Nova Esperança), em 25 de maio de 1977. Lembrando que existem duas datas denominadas “Dia de Star Wars”; a outra, também comemorada no mês de maio, é o 4 de Maio, que é comemorada devido ao trocadilho “May the Force be With You” (May the 4th be with you). A iniciativa de comemorar esse dia como Dia do Orgulho Nerd teve origem na Espanha, em 2006, com o “Dia del Orgullo Friki”, e se espalhou pelo mundo através da internet.

Tim McEachern organizou um evento não conectado, chamado Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek, de 1998 a 2000, em um bar em Albany, Nova York, que às vezes é visto como um prelúdio para o Dia do Orgulho Nerd. Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, chamando a atenção de mídia e tendo publicidade dada por alguns meios. A maior concentração aconteceu em Madri, onde 300 nerds demonstraram seu orgulho com um pacman humano. Um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que inclui uma lista com todos os direitos e responsabilidades dos nerds/geeks.

Dia do Orgulho Nerd

O dia 25 de Maio é o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd. Outro detalhe importante é que o Dia do Orgulho Nerd teve essa data escolhida não somente por causa de Star Wars, mas também porque, nessa data, são comemorados O Dia da Toalha e o Glorioso 25 de Maio. O Glorioso 25 de Maio é dado em homenagem ao escritor Terry Pratchett, autor da série de livros de fantasia Discworld. A série é famosa por satirizar grandes autores de fantasia, como J. R. R. Tolkien, C.S. Lewis, jogos de RPG e cenas do cotidiano. Então, o Dia do Orgulho Nerd é baseado na conexão e laços entre Star Wars, O Guia do Mochileiro das Galáxias e Discworld.

Para aqueles que ficaram indecisos quanto ao quê comemorar na data de hoje, saibam também que 25 de Maio é ainda o aniversário do grande Sir Ian Mckellen, que deu vida à grandes personagens como Gandalf, Magneto e Leigh Teabing. Razões para comemorações hoje não faltam!

Ian McKellen