4 livros nacionais e atuais para ler

Que estamos riquíssimos de autores nacionais cheios de talento não é novidade para ninguém. O que muita gente ainda não consegue listar são nomes e títulos fantásticos. Nesse post, indico quatro livros que retratam temas da atualidade e são escritos por grandes autores brasileiros. Confira:

Elvira Vigna é uma das autoras que merecem nossa atenção

Elvira Vigna é uma das autoras que merecem nossa atenção

 1. Nu, de botas – Antonio Prata 

Um livro fantástico. Engraçado, nostálgico, tudo sob medida. O autor revisita paisagens da sua infância, fala sobre a experiência de pais separados, da descoberta do sexo através de revistas pornográficas – tudo isso narrado sob o olhar de uma criança, e não de um adulto. É lindo, emocionante e muito divertido de se ler.

13519_gg2. A tristeza extraordinária do leopardo das neves – Joca Reiners Terron

Esse é um dos melhores livros que já li. A começar pelo título, claro. Um romance perfeito: com suspense, terror, emoção, amor e reencontros. Joca Terron tem uma qualidade de escrita que impressiona qualquer um. A leitura é envolvente e surpreendente – é impossível largar a história.

Veja um pouco da sinopse: ”Num velho casarão do Bom Retiro, bairro tradicional de São Paulo, uma enfermeira especializada em pacientes terminais atende a uma criança de hábitos noturnos. A criatura, como a própria enfermeira a batizou, não fala uma palavra e jamais sai de casa. Também não recebe visitas e o único contato com o mundo exterior é uma grande janela que dá para a rua. O contrato estipula que a enfermeira nunca deixe o casarão. Anos se passaram.”

nossos-ossos-capa-reproduc3a7c3a3o 3. Nossos ossos – Marcelino Freire

A estreia bem-sucedida de Marcelino Freire no romance. Temos a escrita malemolente do autor presente de forma estendida e ampliada. O livro conta a trajetória de Heleno, um dramaturgo, que é encarregado de levar o corpo morto de um michê – que era seu ”boy” – aos pais dele. A história também passa pela experiência de vida em São Paulo, pela infância de Heleno e pelo amor ao teatro. É fantástico, envolvente, com um ritmo de escrita (e leitura) imensamente gostoso de se devorar.

4. Por escrito – Elvira Vigna

Elvira Vigna é única. Sua prosa é inusitada e possui uma voz ativa de mulher ao contar uma história de separação. As vidas de Molly, Izildinha, Valderez e das outras personagens do livro são totalmente inesperadas. Todas mulheres possuem uma personalidade muito forte e curiosa. É também uma história sobre desencontros, erros e acertos. Um livro pra se descobrir aos poucos e só saber do real rumo da trama lá para última página.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.