Gregório Duvivier vai participar do Ação Leitura 2015

11160553_908254625891725_1394819241_n (1)
Gregório vai estar em Natal em maio (Fotos: Divulgação/Jovens Escribas)

O ator, escritor e humorista Gregório Duvivier estará em Natal novamente no mês de maio. Dessa vez, Gregório vai participar do Ação Leitura 2015, projeto promovido pela editora Jovens Escribas. O objetivo é divulgar a prática da leitura.

Gregório é integrante do canal do YouTube “Porta dos Fundos”, com nove milhões de inscritos, e é autor dos livros “A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora”, “Ligue os pontos – Poemas de amor e Big Bang” e “Put Some Farofa”. Também assina uma coluna semanal na Folha de São Paulo.

Em outubro de 2014, o artista veio a Natal, participou do Bazar Independente e apresentou a peça “Uma Noite na Lua”.

Este ano, o evento acontecerá entre os dias 11 a 16 de maio e também terá os seguintes autores convidados: Clotilde Tavares, Regina Azevedo, Alice Carvalho, Pablo Capistrano, Patrício Jr., Carlos Fialho, Ruy Rocha, Márcio Benjamin, Carito, Thiago de Góes e Joca Reinners Terron.

O lema do Ação Leitura é “ler pode ser muito divertido”. A pretensão é conquistar quatro mil estudantes de instituições de ensino públicas e privadas. Em 2015, serão mais de 50 escolas e universidades contempladas.

O método do programa é similar a outros eventos literários, como a Jornada Literária de Passo Fundo (RS). As ações contam com aulas de língua portuguesa usando textos dos autores que participarão do evento, os escritores visitam os colégios e os livros desses participantes são deixados nas bibliotecas das escolas.

Neste ano, o Ação Leitura 2015 conta com o patrocínio da Unimed e Prefeitura do Natal, através da Fundação Capitania das Artes (pela Lei Djalma Maranhão). As atividades vão acontecer na Casa da Ribeira, Teatro Alberto Maranhão (TAM), Teatro de Cultura Popular (TCP), Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BCZM/UFRN) e Duas Estúdio.

11160248_908254655891722_1350424477_n
Ação Leitura vai acontecer entres os dias 11 a 16 de maio

Além disso, Duvivier participará do sarau do “Iapois, poesia”, coletivo criado pela poeta Regina Azevedo. O grupo reúne amantes deste gênero literário. O sarau vai ser o momento em que o pessoal é livre para fazer recitações e trocar figurinhas sobre poesias. O evento vai acontecer no dia 15 de maio, no TCP.

11119643_908254629225058_902370986_n
Regina vai organizar o sarau do “Iapois, Poesia” durante o Ação Leitura

Duvivier também vai estar no próximo Bazar Independente, organizado pelo Duas Estúdio e Jovens Escribas, realizado mensalmente no estúdio, que fica em Ponta Negra.

Um outro participante do Ação Leitura será o dramaturgo Mário Prata, escritor da última novela em preto e branco da TV Globo, “Estúpido Cúpido”. Prata também escreveu as peças de teatro “Fábrica de Chocolate” e “Besame Mucho” e os livros “Schifaizfavoire – Dicionário de Português”, “Diário de um Magro”, “Minhas Mulheres e Meus Homens” e “Purgatório”.

Mário Prata fará uma palestra na abertura do Ação Leitura, no TAM e contará com uma homenagem à Manoel Onofre Jr. e Tarcísio Gurgel.

O evento também conta com o apoio do restaurante Camarões, Helisom, Teatro Alberto Maranhão, Casa da Ribeira, Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN), Curso de Letras da UnP, Unigráfica, Espaço Cultural Duas, Fundação José Augusto, Secretaria Municipal de Cultura, Parque da Cidade, Teatro de Cultura Popular, InterTV Cabugi, 96 FM, Instituto para o Desenvolvimento da Educação (IDE), Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação.

A programação completa pode ser conferida a seguir:

Abertura oficial
Homenagem a Tarcísio Gurgel e Manoel Onofre Jr.
Palestra com Mario Prata
Show com Camila Masiso e Diogo Guanabara
Teatro Alberto maranhão – 11/05 (segunda-feira) – 19h
Solicitar Ingresso Gratuito pelo jovensescribas@gmail.com

Autores e Atores – Leituras dramáticas
Atores de grupos de teatro locais interpretam textos de autores presentes no evento.
Barracão do Clowns – 12/05 (terça-feira) – 19h – Acesso gratuito

Mario Prata e Joca Reinners Terron na UFRN
A Biblioteca Central Zila Mamede recebe dois dos maiores autores do país.
BCZM – 13/05 (quinta-feira) – 14h – Acesso gratuito

Poesia Esporte Clube e Menor Slam do Mundo
Um sarau e uma competição comandados por Ruy Rocha e Regina Azevedo.
Casa da Ribeira – 14/05 (quinta-feira) – 19h – Acesso gratuito

Iapois Poesia Especial
A nova geração da poesia natalense num recital bem especial.
Teatro da Cultura Popular – 15/05 (sexta-feira) – 14h – Acesso gratuito

Bazar Independente Especial – com Gregório Duvivier
Evento realizado mensalmente em Ponta Negra em edição especial da AÇÃO LEITURA
Espaço Cultural Duas – 16/05 (sábado) – 16h – Acesso gratuito