4º MPB Jazz: três dias de parceria entre a música potiguar e o jazz de New Orleans

O projeto MPB Jazz, organizado pela produtora Green Point, chega a sua quarta edição em uma versão expandida e mais acessível. O que, no início deste ano, contou em sua terceira edição com dois dias de um ilustre intercâmbio cultural sediados pelo Teatro Riachuelo, agora ganha mais um dia de programação com shows que passeiam por diferentes espaços da cidade.

Não mais restritos ao requinte das poltronas do Teatro Riachuelo (e condicionados ao justo preço de R$ 40) nesta quinta-feira, primeiro dia de evento, aqueles que não puderem comparecer à apresentação principal, mas também quiserem respirar um pouco dessa parceria, terão acesso a shows de alto nível em dois espaços públicos da cidade. No sábado, 29, o jazz vai tomar conta do Parque das Dunas, e no domingo, 30, da recém-aberta Cidade da Criança. Ambos os lugares são um atrativo a mais para conferir as apresentações de Aurora Nealand e Michaela Harrison, respectivamente.

Aurora Nealand fará participação especial no primeiro show, na quinta-feira, e será a atração principal do sábado, no Parque das Dunas

Aurora Nealand fará participação especial no primeiro show, na quinta-feira, e será a atração principal do sábado, no Parque das Dunas

No primeiro dia de evento, 27 de novembro, no Teatro Riachuelo, às 20h, volta ao palco do MPB Jazz sua idealizadora e atual curadora, a cantora potiguar Valéria Oliveira. Em um show que promete ser muito especial, repleto de surpresas, Valéria se apresentará ao lado dos do trio Candeeiro Jazz, formado pelos talentosos Jubileu Filho, Sérgio Groove e Zé Hiton. Produzido com requinte de detalhes para a ocasião, a parceria vai trazer novas composições de Valéria e músicas autorais do Candeeiro, embaladas pela inusitada junção de violão, guitarra, baixo e sanfona, e ainda homenagear duas importantes cantoras do Rio Grande do Norte: Ademilde Fonseca e Terezinha de Jesus.

Valéria Oliveira

Valéria Oliveira é curadora do evento e será a atração principal da quinta-feira, 27

O show do Candeeiro com Valéria Oliveira traz ainda a participação especial de Aurora Nealand, a grande sensação da 3ª edição do MPB Jazz, que deixou o público natalense com gosto de quero mais para este ano. Felizmente, a produção encarou todos os CD’s da cantora vendidos alguns minutos após o show como um sinal, e trouxe a musicista de volta para a 4ª edição. Aurora é clarinetista, saxofonista e cantora, já encantou plateias em New York, Istambul, Londres, Barcelona, Suécia, Alemanha, França e conquistou fãs em sua última e inesquecível passagem por Natal.

Na mesma noite, o público será brindado com o show “New Orleans in Concert” com a diva do jazz, Jewel Brown. Nascida em Houston, no Texas, Brown conquistou fama e admiração na década de 50, quando cantou inúmeras vezes ao lado de Louis Armstrong. Gerald French, baterista, que também foi destaque na 3ª edição do MPB Jazz, volta para apresentar o toque suave de sua bateria e agora a emoção da sua voz. A cantora Michaela Harrison, cuja voz forte e expressiva emociona ao primeiro contato, também fará uma participação especial neste show. Para quem quer ter um primeiro contato com a cantora antes do show, o YouTube está cheio de vídeos, e o site dela disponibiliza para audição parte do seus álbuns Listen to the music (2014) e Love’s Divine (2010), com faixas, inclusive, em português.

Tanto Aurora quanto Michaela serão as anfitriãs dos outros dois shows do evento, no sábado (29) e no domingo (30), respectivamente. No sábado, a clarinetista será acompanhada por Tom McDermott, Antônio de Pádua e a abertura ficará por conta da Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas de Acari/RN. Já o show de Michaela, no domingo, terá as ilustres participações  de Valéria Oliveira e Jubileu Filho.

Michaela Harrison será o destaque do show do domingo, 30

Michaela Harrison será o destaque do show do domingo, 30

As três apresentações envolverão mais de dez artistas locais e internacionais, com isso, o objetivo do projeto de promover um verdadeiro intercâmbio de estilos, performances e arranjos musicais será mais uma vez cumprido e cada vez mais fortalecido. A dica é: não se dê o luxo de perder nenhum dos dias, eventos como esse são experiências marcantes e quando acontecem tão perto de nós, é quase uma heresia cultural ficar de fora. Muito MPB e jazz para todos neste último fim de semana de novembro!

HISTÓRICO

Desde 2011, já passaram pelo palco do MPB Jazz Valéria Oliveira, Simona Talma, Candeeiro Jazz, Duo Taufic e a Jazz Street Band, de Natal. The Ella & Louis Tribute Band, Eilleina Dennis,  Leon “Kid Chocolate” Brown, Aurora Nealand, Germaine Bazzle, Tricia Boutté e a 504 Experience de New Orleans. A proposta principal do evento, idealizado por Valéria, é de proporcionar o intercâmbio musical e abrir as portas para novas parcerias entre artistas potiguares e de Nova Orleans.

Além das apresentações musicais, também é característica do MPB Jazz prezar pela inclusão e pela realização de ações sociais voltadas para pessoas com pouco acesso ao teatro. Na última edição, em janeiro deste ano, a Green Point Produções, realizadora do evento, levou gratuitamente pacientes do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes e alunos da Atitude Cooperação ao Teatro Riachuelo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Apresentações:

Data: 27 de novembro às 20h
Atrações: Valéria Oliveira e Candeeiro Jazz (Jubileu Filho, Sérgio Groove, Zé Hiton), com participação de Aurora Nealand.
New Orleans in Concert com Jewel Brown e participações de Michaela Harrison e Gerald French.
Local: Teatro Riachuelo
Ingressos: Bilheteria do Teatro
Mais informações

Jewel Brown, a "diva do jazz" fará apresentação na primeira noite de evento

Jewel Brown, a “diva do jazz” fará apresentação na primeira noite de evento

Data: 29 de novembro às 16h
Atrações: Aurora Nealand com participações de Tom McDermott, Antônio de Pádua e abertura com a Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas de Acari/RN.
Local: Parque das Dunas

Data: 30 de novembro às 17h
Atrações: Michaela Harrison com participações de Valéria Oliveira e Jubileu Filho
Local: Cidade da Criança

Master Class:

Aurora Nealand e Tom McDermott com alunos da Escola de Música da UFRN
Data: 28 de novembro às 14h
Local: UFRN

Oficina:

Aurora Nealand com a Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas de Acari/RN
Data: 29 de novembro às 10h
Local: Parque das Dunas

One Response

Deixe um comentário

Your email address will not be published.