5 canções fofas para o Valentine’s Day

Neste último sábado (14)  foi o dia de São Valentim ou Valentine’s Day. Esta é uma data em que se comemora o dia dos namorados em alguns países, como os Estados Unidos e parte da Europa. Vale lembrar que aqui, no Brasil, o dia dos namorados continua sendo em 12 de junho.

O Dia de São Valentim é uma homenagem um santo que celebrava casamentos no período romano, quando o imperador Cláudio tinha proibido a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Entretanto, um bispo romano continuou a realizar as cerimônias, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e os casamentos eram celebrados em segredo.

A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens emitiam mensagens dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava a filha do carcereiro da prisão onde estava, que conseguiu a permissão do pai para visitá-lo.

Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.

Embora a Igreja Católica não celebre esta data, a comemoração popular é parecida com a daqui, as pessoas enviam presentes e mensagens românticas para os seus respectivos parceiros. Em uma homenagem, mesmo tardia (já que não existe data para celebrar o amor!), para este momento fofinho e romântico, eu listei cinco músicas românticas para ouvir com o namorado/namorada/ficante/paquera/pau amigo.

As músicas são especialmente em inglês, porque o Valentine’s Day é comemorado principalmente nos Estados Unidos. Prometo uma seleção brazuca para o dia 12 de junho!

1. Sweetest Thing – U2

OBS: Bono fez a canção para pedir desculpas para sua esposa, Ali, que ficou com raiva após o astro ter esquecido o dia de aniversário dela, com a desculpa de ter trabalhado demais nas sessões de gravações do álbum “The Joshua Tree”, lançado em 1987.  A canção foi relançada no final dos anos 1990 com este clipe que conta com a participação da senhora Bono, na segunda cena.

2. She Will Be Loved – Maroon 5

3. How Deep Is Your Love – Bee Gees

4. Love Me Tender – Elvis Presley

5. My Valentine – Paul McCartney