A cidade mais criminosa dos quadrinhos ganha a TV

A cidade fictícia de Gotham, um mundo fechado com apenas um justiceiro e literalmente um comboio de vilões, parece impossível de ser adaptada para uma série de TV, não é mesmo!?

Errado! Apresento Gotham, a série que não trata sobre o Deus da DC Comics, mas sobre um cara que está a sua sombra, James Gordon.

Logo de início a série já deixou sua marca transmitindo um episódio piloto espetacular com todos os personagens que se envolveriam na vida de Bruce Wayne e James Gordon, e claro, o encontro das duas maiores figuras da cidade mais criminosa de toda a DC Comics. Personagens como Selina Kyle, Ivy, Alfred, Harvey e outros coadjuvantes participaram ativamente de todos os episódios, exceto Ivy que apareceu em um episódio no início da temporada e só reapareceu muitos episódios depois.

A primeira temporada é marcada pela disputa de poder dentro da máfia italiana, com conflitos entre diversas famílias e dentro delas próprias. Fish Mooney, personagem de Jada Pinkett Smith, que dá um verdadeiro show na temporada inteira, é o principal motivo, junto com Oswald Cobblepot (Pinguim), da guerra nas ruas escuras de Gotham City.

235417

O desenvolvimento de James Gordon é bem interessante, lembra muito a essência dos quadrinhos, em que ele está em seus primeiros anos de polícia e busca fazer o melhor para a cidade tentando, quem sabe, um dia limpá-la de vez. Outra evolução também interessante é a de Bruce Wayne, como aquele garoto que um dia irá se tornar o protetor da cidade, observada através das pistas deixadas a cada episódio. A sede de justiça já foi encravada nele desde a morte dos pais no primeiro episódio e só aumenta no decorrer da temporada.

gotham_pilot_riverfrontpier_2109_hires2

É fato, entretanto, que a série tem personagens totalmente descartáveis, como por exemplo, Barbara Kean, personagem totalmente rica em drama que não contribui em nada para a história, de longe a que mais “choraminga” pelos cantos por não ter conseguindo isso ou aquilo com seu interessado amoroso, o saudoso James Gordon.

Sobre a galeria de vilões apresentada na série, todos eles tiveram, por assim dizer, sua origem contada durante os episódios, o que torna divertido a missão de descobrir quem será o vilão apresentado na semana, quem seria mostrado ou mesmo, quem seria melhor desenvolvido. Alguns não tiveram espaço na primeira temporada e apareceram timidamente em um ou outro episódio, compensados talvez por vilões-protagonistas como Pinguim, Ed Nygma (futuro Charada) e Fish Mooney, que tiveram destaques notáveis em toda a temporada, com atitudes de cair o queixo.

262024

Outros personagens da mitologia Batman, tal como Alfred e a família Grayson, também foram citados e apareceram de forma ativa na vida do pequeno Bruce. Por conta dos seus vários hiatos, Gotham, infelizmente, caiu drasticamente na qualidade, principalmente na “season finale”, o que atrapalhou totalmente a história, pois usou a personagem mais chata de toda a temporada, com um destaque inimaginável e isso atrapalhou bastante. Porém vale ressaltar que a sequência final do último episódio conseguiu reacender o fogo lá do inicio da temporada e acabou de forma esplêndida.

Deste modo Gotham teve alguns problemas durante a temporada, é claro, mas não deixou a desejar em outros aspectos da história. Personagens mal aproveitados com certeza serão explorados na segunda temporada que estreou ontem, dia 21, nos EUA .

Fica aqui o meu anseio para a nova temporada de Gotham.

Compartilhe

Vinícius Cerqueira
Jornalista em formação, fluente em baianês e musicalmente conduzido no dia a dia
Vinícius Cerqueira

Vinícius Cerqueira

Jornalista em formação, fluente em baianês e musicalmente conduzido no dia a dia

Postagens Relacionadas

Rugido_2
Lista: 3 séries feministas para assistir na Apple TV+
Não é de hoje que sou entusiasta emocionada do streaming da Apple, o Apple TV+. Dentre os motivos, estão...
foto da revista capituras
Capituras: revista cultural potiguar com foco em produção de mulheres é lançada
O Rio Grande do Norte acaba de ganhar a primeira revista cultural com foco na produção artística realizada...

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Pagu
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.