Para os espectadores de gosto mais linear e recatado, o cinema é um prato cheio. Contudo, alguns utilizam-se da técnica oferecida pela sétima arte para compor obras que ofendem o pudor, brincam com a decência e escracham na telona elementos, sejam eles estéticos ou narrativos, julgados esquisitos, bizarros e até inaceitáveis por alguns. Tais filmes podem, inclusive, acabar inspirando obras mais digeríveis, embora nem sempre os diretores admitam. Quentin Tarantino, por exemplo, teve grande parte de sua inspiração para o famoso Kill Bill em um filme considerado “trash”, o sueco “A Cruel Picture”, do qual já falamos aqui no blog. Esse filme foi exibido ano passado na VI Semana do Filme Cult, promovida pelo Cineclube Natal.
Esse ano, o evento se encontra em sua sétima edição e trará mais uma excelente seleção de títulos para os apreciadores do gênero. Um dos objetivos do Cineclube Natal é apresentar o máximo de diversidade geográfica de títulos. Essa mostra traz filmes americanos, um japonês e um brasileiro (Mangue Negro). As sessões acontecem de 21/05 (terça-feira) a 26/05 (domingo), no Teatro de Cultura Popular, iniciando sempre às 18h30. Vale lembrar que, após as sessões, o Cineclube sempre realiza discussões que permitem ao cinéfilo debater suas impressões e entender um pouco mais da obra em questão. A programação segue abaixo:
Para maiores informações, acesse o site do Cineclube Natal.
21/05 – Terça-Feira
O Homem do Planeta X (The Man From Planet X, EUA, 1951)
Direção: Edgar G. Ulmer
Elenco: Robert Clarke, Margareth Field, Raymond Bond
Sinopse – A aproximação de um planeta desconhecido rumo à Terra coincide com o aparecimento de um extraterrestre numa remota ilha escocesa, onde causará comoção.
____________________________________
22/05 – Quarta-Feira
Mangue Negro (Mangue Negro, BRA, 2008)
Direção: Rodrigo Aragão
Elenco: Ricardo Araújo, Kika de Oliveira, Walderrama dos Santos
Sinopse – Invasão de zumbis “brotados” do mangue aterroriza comunidade do Espírito Santo. Revolucionário para o gênero, o filme ganhou admiradores graças ao roteiro e competência técnica.
____________________________________
23/05 – Quinta-Feira
O Incrível Show de Torturas (Bloodsucking Freaks, EUA, 1976)
Direção: Joel M. Reed
Elenco: Seamus O’Brien, Luis de Jesus, Viju Krem
Sinopse – O mágico Sardu e seu assistente Ruphus apresentam um show onde as atrações são assassinadas cruelmente, às vistas da plateia.
____________________________________
24/05 – Sexta-Feira
A Mulher das Dunas (Suna No Onna, JAP, 1964)
Direção: Hiroshi Teshigahara
Elenco: Eiji Okada, Kyôko Kishida, Iroko Itô
Sinopse – Clássico do Cinema Fantástico narra a história de entomologista aprisionado por mulher cujo objetivo é localizar filho e marido soterrados na areia. Um relacionamento bizarro se desenvolve.
____________________________________
25/05 – Sábado
Os 5.000 Dedos do Dr. T (The 5.000 Fingers of Dr. T, EUA, 1953)
Direção: Roy Howland
Elenco: Peter Lind Hayes, Mary Healy, Hans Conried
Sinopse – Professor de piano de um menino tem como plano forçar 500 crianças a praticar em seu gigantesco teclado 24 horas por dia. Considerada a melhor adaptação do Dr. Seuss para o Cinema.
_______________________________________
26/05 – Domingo
Força Diabólica (The Tingler, EUA, 1959)
Direção: William Castle
Elenco: Vincent Price, Judith Evelyn, Darryl Hickman
Sinopse – Encarregado de autópsias num presídio, cientista desenvolve teoria de acúmulo de energia a partir do grito de horror humano para alimentar terrível criatura vertebrada.
________________________________________
SERVIÇO
VII Semana do Filme Cult
Promoção: Cineclube Natal e Fundação José Augusto
Período: de 21 a 26 de Maio
Local: TCP – Teatro de Cultura Popular Chico Daniel
Endereço: Rua Jundiaí, 641 – Tirol
Horário: 18h30
Informações: (84) 3232-5306
Entrada: R$ 4,00
Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora deste site.
Cartaz do mangue negro horrivel, parece que cagaram em cima dele e depois vomitaram.
Não são capazes de tirar as luzes ou fazer uma iluminação decente.
VAOSEFODEREM