O Eco Praça vai comemorar, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Parque de Capim Macio (por trás do hipermercado Extra), a oitava e última edição do ano, na qual celebrará o aniversário do projeto, que tem o objetivo de revitalizar as praças da capital potiguar. O Eco Praça acontece uma vez por mês, sempre no último domingo. Inicialmente acontecia na Praça dos Eucaliptos, no bairro de Candelária. A ação é idealizada e promovida pelo Instituto LEV de Permacultura, uma organização sem fins lucrativos.

A iniciativa procura criar mecanismos para não piorar ainda mais a degradação do meio ambiente, tem local estratégico para colocar os lixos (evitando, assim, sujar o local), estimula os visitantes a irem de transportes públicos ou de bicicleta e tem a realização de um mutirão de limpeza. Além disso, são realizadas atividades culturais, como apresentações musicais, artesanato, intervenções artísticas e espetáculos. Também estimula a prática de exercícios ao ar livre, como o slackline e tecidos acrobáticos.

Muitos usam esses mesmos espaços para comprar camisetas, quadros, plantas, brincos, filtros de sonhos (também conhecido como dreamcatchers), comidas para todos os gostos, almofadas e bebidas. Nós acompanhamos a sexta edição do Eco Praça e a matéria pode ser conferida neste link.

Esta edição acontecerá em dois dias, ao contrário de outras edições. No sábado (13), acontecerá um mutirão de limpeza do Parque Capim Macio aberta para a comunidade. Às 10h, acontece a vivência “Ocupando os Espaços Urbanos” e uma roda de conversa sobre ocupação do espaço urbano, com Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar (UnP).  Em seguida haverá uma oficina de estêncil que visa colorir a praça.

Já a programação de domingo (14) está mais extensa. Começa com uma aula de Tai Chi Chuan, danças circulares e yoga. Às 8h haverá o passeio ciclístico Ciclo Natal, realizado pela Associação Potiguar de Ciclistas (ASCIRN), além de um café da manhã coletivo e a oficina sobre dieta energética. A partir das 10h, iniciam-se as atividades voltadas para a alegria da criançada, começando com a Contação de Histórias para Pais e Filhos, com Eva Potiguar. Em seguida, o Projeto Acústico Infantil, formado por Carmen Pradella e Levy Ribeira, o quall apresenta canções infantis no ritmo do rock, reggae, disco e forró.  As atividades matutinas se encerram com sarau poético com Vânia Bertoldo.

A tarde começa com o show de Dani de Sales, que apresenta seu trabalho autoral “Ao Vivo e Sem Overdubs” e depois, às 14 horas, vem a banda Tesla Orquestra.  Também haverá a apresentação teatral “Debaixo da Pele”, da Cia Eureka de Teatro. O Eco Praça se encerra com shows de Maguinho daSilva, às 16h30, e do Skarimbó, às 17h30.

Durante o domingo também haverá Gastronomia na Praça, Tenda da Saúde da Drogaria Paiva, Feira de Economia Solidária, intervenções culturais e exposições, Oficina de Arte Circense e discotecagem do DJ TNN.  A equipe do Eco Praça também estimula as pessoas a realizarem doação de brinquedos, novos ou usados, que serão destinados a 200 crianças do assentamento do MST do município de Elói de Souza. A programação completa pode ser conferida a seguir.

13/12 (sábado)

Mutirão de limpeza e montagem
10h00 – Vivência – Ocupando os Espaços Urbanos com Giácomo Palumbo (Arquitetura – UNP): Roda de conversa sobre ocupação do espaço urbano, seguida de oficina de estêncil para colorir a praça; Ação com os escoteiros.

14/12 (domingo)

07h30 – Tai Chi Chuan – Flávio Ferreira
08h – Saída passeio ciclístico Ciclo Natal
08h30 – Tenda da saúde:atendimento gratuito – exames de glicose e glicemia
Danças circulares – Flávio Ferreira
Oficina de Sucos Detox, Leites Vegetais e Shakes Energéticos – Daniel Alkaline Man
09h – Café da manhã
Yoga com Marcelo Kramer
10h – Contação de Histórias para Pais e Filhos com Eva Potiguar
10h30 – Musicalização Infantil
11h – Feira de Economia Solidária
Projeto Acústico Infantil – Carmem Pradella e Levy Ribeiro
11h30 – Show autoral com Vania Maria 12h – Gastronomia na Praça
Palhaça Madá com a Benúncia
13h – Show Dani de Sales
13h40 – Danças Circulares pelo Mundo – Denise Salgado
14h – Show Tesla Orquestra
Bate-papo: A mulher e a cidade com Cláudia Gazola.
Oficina de Arte Circense
14h40 – Espetáculo – “Debaixo da Pele” Cia Eureka de Teatro
15h – Show Forasteiro Só
16h – Espetáculo Combo – Tropa Trupe
16h30 – Baile In-propria-music com Maguinho DaSilva e d’ MalassomBROSband
17h30 – Show Skarimbó

Atividades paralelas: 
Discotecagem DJ TNN; Intervenções; Slackline; Tecido Acrobático.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.