Arriba! Grupo da UFRN representa o Brasil em festival de dança no México

O grupo Parafolclórico da UFRN está de malas prontas para mais uma viagem internacional. O destino da vez será o México, para participar do Festival Internacional de Danças Folclóricas Estampas do Mundo. O festival é organizado pela Cia.Estampas do México e pela Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF), que objetiva fortalecer vínculos culturais, por meio da dança, entre os diferentes países participantes.

UFRN 5

O grupo já tem 23 anos de história e é caracterizado como um projeto de extensão universitária formado por alunos, professores e funcionários da instituição, além da comunidade em geral. O propósito do grupo é de pesquisar as manifestações populares do Brasil e difundi-las através da dança, buscando religar o saber acadêmico ao popular, e fazer releituras das danças tradicionais, inserindo novas linguagens e elementos nas coreografias em seus espetáculos.

Desde que começaram suas atividades, já foram treze espetáculos produzidos, e já atingiu um público estimado em um milhão de pessoas. Possuem reconhecimento nacional, e também já se apresentaram em países como Alemanha, Portugal, Espanha e China, a convite da Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP).

UFRN 1

Eles irão representar o Brasil no festival, que ocorre de 25 de outubro a 10 de novembro nas cidades de Puebla e Cidade do México, sedes do evento devido sua riqueza histórica, infraestrutura e diversidade cultural. Estampas do Mundo contará com a participação de nove países (Brasil, Argentina, México, País de Gales, República Tcheca, Finlândia, Bulgária, România e Guam) e mais de 300 bailarinos em palco com grupos de alta qualidade artística.

O espetáculo apresentado se chama “Ensaiei Meu Samba o Ano Inteiro”, que tem como proposta buscar um diálogo com os variados estilos de samba, resultado da mistura de ritmos musicais de origem africana e brasileira e que ganhou o status de símbolo da identidade nacional. O espetáculo tem previsão de estreia em Natal no próximo ano.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.