Obs.: Spoiler alerta! O texto abaixo contém spoiler sobre as duas séries.

Que How a Met you Mother e Friends fazem/fizeram um sucesso estrondoso, ninguém jamais poderia questionar, mas, com o fim cada vez mais próximo da série de Ted Mosby e seus amigos, será que é possível comparar a repercussão e a popularidade do “How a Met Your Mother” com o famoso e adorado (salve salve) “Friends”? Afinal, quais as grandes semelhanças entre as séries? E quais as diferenças peculiares? Escolhi três características para ajudar a descobrir qual das séries pode ser considerada a “melhor” . Vamos tentar fazer um balanço geral do que há de melhor e pior e, quem sabe, atribuir um vencedor a essa “batalha” pelo sucesso. That’s gonna be legen… wait… for it dary!

 

Começamos a avaliação pela originalidade. Por mais que amemos Friends, temos que admitir que não há nada de inovador na temática inicial da série. Eram amigos que, ocasionalmente, se reuniam para conversar, contar os problemas e mostrar um lado mais cômico da sua vida.  Nada demais. O mesmo “tema” moveu (e ainda move) muitas sitcoms pelo mundo. How I met your mother, por sua vez, trouxe uma motivação nova. Claro que ainda é a velha história do grupo de amigos em um bar ou apartamento, mas por uma boa razão: faz parta da história de como Ted conhece sua esposa. Já o começo é bem original. Um “Ted” do futuro, contando para seus filhos tudo que aconteceu e o fez chegar a conhecer a sua esposa. Percebam (principalmente agora, com o fim da penúltima temporada) como tudo começa a se encaixar. Desde o guarda-chuva amarelo, até as namoradas… tudo se encaixa nesse quebra-cabeça que são as memórias dos cinco amigos. Embora, sejamos justos, Friends também tenha começado a usar ganchos e encaixar peças ao longo das suas temporadas. Seja como for, neste quesito, a vitória é, definitivamente, dos amigos de How I Met Your Mother.

 

Um segundo ponto que não pode deixar de ser lembrado é, claro, a popularidade da série. É impossível não levar em consideração o quão Friends foi e é aclamada até hoje. Seu último episódio foi ao ar no dia 6 de maio de 2004 (quase dez anos atrás!) e foi assistido por 52,5 milhões de telespectadores. Foi um dos finais de série mais assistidos de toda a história da televisão. Além de ter sido capa de revistas, ganhado inúmeros prêmios, passado por palcos de diferentes apresentadores (em diferentes países), e tantos outros feitos. Claro que HIMYM ainda não teve seu “series finale” pra poder diagnosticar, mas, comparando-se com o sucesso das oito temporadas (até então), será que sua audiência chega aos pés da alcançada por Friends? Não mesmo. Uma das curiosidades da série, inclusive, é que, devido ao absurdo sucesso, na última temporada os atores estavam ganhando 1 milhão de dólares por episódio! Então, mesmo que HIMYM seja um grande sucesso de audiência, tenha inúmeros fãs e até memes espalhados pela web, neste quesito os seis amigos de Friends marcam um ponto certeiro. Popularidade é com eles mesmo!

 

Terceiro e último ponto a ser avaliado: elenco. É notável a incrível sintonia entre os atores nas duas séries.  Em Friends, tudo era bem pesado e dividido, inclusive o salário dos atores. Desde o primeiro momento eles decidiram que não haveria uma “estrela principal” e que todos deveriam ganhar os mesmos salários e ter a mesma importância na história. O resultado disso: amigos inseparáveis na TV e na vida real, fortalecendo ainda mais a estrutura da série. Já em HIMYM, o elenco se destaca pelos grandes nomes. Todos os atores já foram conhecidos em filmes e séries de outrora e levam uma bagagem recheada de experiência e qualidade para a série. Apesar de haver, sim, um personagem principal (que é o grande motivador da série), os demais atores possuem bastante destaque e grande influência na história, tendo também seus problemas bem trabalhados e suas participações são recorrentes. Neste quesito, ambos merecem pontuar. Mesmo por questões diferentes, o elenco das duas séries se mostra a principal receita do sucesso que fazem ou fizeram.

Pois é, mesmo analisando-se pontos importantes, ainda acabamos num empate. Haters dirão que HYMIM é apenas uma imitação barata de Friends (o que eu até concordo em partes, mas não vamos abrir essa porta), que não se compara e etc. É óbvio que, para uma real avaliação, outros quesitos também deveriam ser levados em consideração para escolher com mais critério a série “mais legal”. Precisaríamos avaliar as premiações, os cenários, quesitos técnicos e blá blá blá. Essa foi, obviamente, uma avaliação superficial. Apenas uma maneira de falar (e brincar) um pouco com essas que são duas das melhores comédias já vistas nos últimos anos. Quem ainda não assistiu, não deve perder tempo. HIMYM está quase acabando e Friends é referência eterna. Vão lá baixar e depois me digam: qual a melhor?

3 Responses

  1. Avatar
    Carol

    Muito boa seu texto. Concordo, ambas são séries excelentes, não é fácil julgar e muito menos eleger a melhor.

    Responder
  2. Avatar
    Yara

    Sinceramente acho HYMYM boazinha. E só.Nem dá pra comparar com Friends,desculpe. O Ted é chatinho e o ator é medíocre. O único que se salva ali é o Barney.

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published.