De 24 de setembro a 8 de outubro de 2014, o Rio de Janeiro é a capital do cinema. É quando acontece mais uma edição do Festival do Rio, trazendo centenas de títulos de mais de 60 países. Além das mostras já tradicionais, como Panorama, Expectativa, Première Brasil, Midnight, Première Latina etc., ainda esse ano haverá uma seleção de recortes especiais.

O Festival do Rio foi criado em 1999 a partir da junção entre a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival, eventos que faziam parte do calendário cultural da cidade desde os anos 1980. De lá para cá, o Festival se firmou como um dos mais importantes do mundo e destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano. O evento é realizado pelo Cinema do Rio e pelo Cima – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, responsáveis pela produção do Festival, realização da Première Brasil e pelo RioMarket, maior mercado do audiovisual da América Latina.

O Ciúme (La Jalousie, França, 2013) de Philippe Garrel

O Ciúme (La Jalousie, França, 2013) de Philippe Garrel

Os Ausentes (Los Ausentes, Argentina, 2014) de Nicolás Pereda

Os Ausentes (Los Ausentes, Argentina, 2014) de Nicolás Pereda

No ano passado, nós participamos do festival, assistimos a alguns filmes e comentando no blog, mas este ano pensamos em cobrir de forma mais vasta. Além do nosso correspondente carioca, Vinícius Vieira, que cobrirá o evento com mais folga, montamos uma equipe de cinéfilos apaixonados para cobrir o festival durante 4 dias. Comentaremos sobre ele da maneira mais extensa possível, desde os filmes em destaques, a entrevistas com diretores e participantes do evento.

Mas gente, estaremos no Rio de Janeiro. Sim, Rio de Janeiro, corcovado, morros, samba, rio 40 graus. Claro que vamos andar, comer, conhecer e nos encantar. Contaremos toda essa aventura em algumas matérias, destacando lugares que não podem ser deixados de fora do seu roteiro, restaurantes para sua fome agradecer de joelhos e boas dicas para suas próximas férias. Então é só esperar que dia 3 estaremos chegando.

Para saber mais sobre o Festival do Rio, clique aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.