O Sesc RN divulgou, nesta quarta-feira (13/07), os oito curtas-metragens escolhidos para a 2ª Mostra Sesc Potiguar de Cinema. A iniciativa do Sistema Fecomércio tem o objetivo de fomentar a produção audiovisual local e estimular o intercâmbio entre os profissionais da área, espectadores, estudantes e críticos.

A mostra percorrerá seis unidades do Sesc RN que possuem o projeto CineSesc, além de cidades potiguares onde a organização promove atividades culturais. Confira o selecionados a seguir:

Som do Morro

Som do Morro

Som do Morro acompanha a preparação de um baile funk em Mãe Luiza, comunidade na Zona Leste de Natal. São dois os protagonistas do curta documentário: Kevinho e Gil Bala, dois amigos que tiveram suas vidas cruzadas ao compartilharem o sonho de serem MCs. A obra também mostra o funk como ferramenta de expressão desses jovens.

Vivi

Viví_Psicólogo

Em meio a tentativas frustradas de tirar a própria vida, Vivi encontra um motivo para continuar vivendo. A protagonista do curta é interpretada pela atriz Quitéria Kelly, experiente profissional do teatro. Para saber mais, leia a nossa crítica e acesse a página oficial do filme no facebook.

Noturnos

O filme tem roteiro inspirado em poemas de Nina Rizzi, que empresta sua voz à narração off do curta. Segundo Andressa Vieira, crítica de cinema d’O Chaplin, “o filme poderia ser definido como tendo um conceito ‘sensorial’. É muito jogo de luz, muita estética, muito movimento. E tudo isso, muito bem feito.” Leia mais sobre Noturnos aqui e, a seguir, você pode ver o curta:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=O4w2tarz5oA[/embedyt]

Cordelíricas Nordestinas 

O que faz do Cordel uma literatura tipicamente Nordestina? Qual a sua relação com as outras artes? Descrito, recitado, cantado, encenado. O cordel é apresentado em suas diversas formas de expressão no documentário Cordelíricas Nordestinas. A obra faz um passeio poético pela Literatura de Cordel, em um caminho repleto de lirismo e depoimentos. E para guiar esse passeio, nada melhor do que as vozes e pensamentos de quem pesquisa, produz e valoriza o Cordel no Nordeste.

Veja o trailer do documentário:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=mKCE8nsSJ_4[/embedyt]

Três Vezes Maria

157389

A primeira produção da produtora Caboré Audiovisual narra a história de três Marias (Aparecida, Apolônia e das Dores), que vivem num cabaré no interior do estado. Suas rotinas – caracterizadas por sexo, álcool e luzes vermelhas – também são abordadas, juntamente com os seus dramas familiares. O curta foi selecionado para o Boston Independent Film Festival (BIFF).

Veja o trailer aqui.

Outros selecionados:

Em Torno do Sol (de Vlamir Cruz, Júlio Castro e Sidnei Júnior)

Pedro (de Pedro Borges)

Cinzas (de Gustavo Guedes)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.