Contagem regressiva para Awards Season: o Globo de Ouro já tem seus indicados

The Awards Season is coming! Em janeiro inicia a temporada mais adorada por qualquer cinéfilo e/ou aficionado por TV, quando as melhores e mais faladas produções do ano competem pelo maior número de prêmios, quase como os Jogos Vorazes.  E já em dezembro são anunciados os indicados a importantes prêmios desta temporada, como é o caso do Globo de Ouro, premiação que contempla tanto o cinema como a TV tendo como votantes a imprensa estrangeira de Hollywood. A lista de indicados foi divulgada na manhã da última quinta-feira (10).

Cinema
596
Após a associação de críticos estrangeiros rejeitar a candidatura de Rooney Mara como Coadjuvante, a atriz disputa junto a sua companheira Cate Blanchett o prêmio de Melhor Atriz de drama

O grande destaque parece ser Carol. Com cinco indicações (melhor filme de drama, melhor atriz de drama, direção e trilha), o longa tem assumido grande protagonismo nesta pré-temporada, até agora reunindo importantes prêmios e indicações como os do Sindicato dos Atores e o Independent Spirit Awards, já divulgados anteriormente. O longa tem sido representado por Cate Blanchett e Rooney Mara nas categorias de atuação e Todd Haynes na direção. Com tantos holofotes é bom ficar de olho nele.

Outro filme para ficar de olho é Room ou como a imprensa brasileira prefere “O Quarto de Jack”, embora só tenha recebido três indicações (melhor filme de drama, roteiro e atriz) o longa é um dos mais elogiados do circuito (venceu o prestigiado Festival de Toronto) e tem a sua força na elogiadíssima atuação da até então desconhecida atriz Brie Larson.

No rol de blockbusters, “Perdido em Marte”, “Mad Max: Estrada da fúria” e a animação “Divertida Mente” têm o destaque.

Divertida-Mente-Pixar
Divertida Mente é favorito na categoria animação

Com três indicações (melhor filme de comédia/musical, direção para Ridley Scott e ator para Matt Damon), Perdido em Marte surpreendeu aqueles que acreditavam que a fórmula de enredo no espaço já estava desgastada, após os recentes  Gravidade e Interestelar. O longa de Ridley Scott não apenas agradou a crítica como também foi sucesso de bilheteria. Não será surpresa se ele aparecer disputando categorias além das técnicas no Oscar.

Outro que tem fôlego para ir longe é Mad Max, filme que provavelmente está na lista de melhor filme do ano de qualquer pessoa. O longa recebeu duas indicações para Melhor filme de drama e direção com George Miller.

Já a animação da Pixar Divertida Mente foi uma das maiores e melhores surpresas do ano. Com o enorme sucesso feito, é seguro coloca-lo como favorito ao prêmio de melhor animação, e digo mais, esse filme merece a chance de disputar a categoria de melhor filme.

Quem deveria está tendo mais destaque é “Spotligh“, com base no frisson causado desde sua estreia. Um dos maiores elogios veio a Michael Keaton, muitos até especulavam se ele poderia ser um grande candidato na disputa pelo Oscar, mas até agora o ator não foi lembrado em nenhuma das grandes premiações como Sindicato dos Atores, o Spirit Awards ou mesmo o Globo de Ouro. Aliás, a premiação estrangeira não indicou ninguém do elenco em uma categoria solo.

the-revenant
Com Leonardo Dicaprio, O Regresso deve ser um dos grandes destaques da Award Season

Outros dois grandes longas com altas expectativas, mas que até agora estão muito aquém do esperado, são “Os 8 odiados”, de Quetin Tarantino, e “Joy – O nome do sucesso”, de David O. Russel. O longa de Tarantino só conseguiu duas indicações importantes na premiação, a de melhor roteiro e de atriz coadjuvante para Jennifer Jason Leigh. Já Joy, dado o histórico de O.Russel, era esperado que conseguisse emplacar em todas as categorias de atuação como vem acontecendo com os últimos filmes do diretor, mas somente Jennifer Lawrence foi lembrada como Melhor atriz de Comédia/Musical. O próprio diretor, aliás, foi esquecido em sua categoria.

Outros filmes indicados foram O Regresso com quatro indicações que traz o retorno do mexicano Alejandro Iñarritu ao circuito após o sucesso de Birdman, e muitos apontam ser esse o filme que dará a Leonardo Dicaprio o tão esperado Oscar. A Grande Aposta e Steve Jobs também com quatro indicações, o último, no entanto ficou de fora da principal categoria de Melhor Filme.

TV

Se ano passado a HBO dominou a premiação com nomes como “Game of Thrones” e “True Detective”, este é o ano da Netflix. São oito indicações.

Após o sucesso de Tropa de Elite, parceria entre Wagner Moura e José Padilha volta a ter reconhecimento internacional
Após o sucesso de Tropa de Elite, parceria entre Wagner Moura e José Padilha volta a ter reconhecimento internacional

Narcos“, produção latino-americana dirigida pelo brasileiro José Padilha e estrelada pelo também brasileiro Wagner Moura, é um dos destaques, com duas indicações: a de melhor série de drama e a de melhor ator de drama para Moura. “Orange is the new black” voltou a ser indicada e permanece nas categorias de comédia (a última edição do Emmy indicou a série na categoria dramática). Voltando a Narcos, vale ressaltar que Wagner Moura é o quarto ator brasileiro a concorrer ao Globo de Ouro, a última indicação foi para Fernanda Montenegro como melhor atriz dramática, em 1999, pelo filme Central do Brasil.

A Amazon também recebeu destaque, com cinco indicações, tendo como carro chefe a comédia “Transparent”, indicada em três categorias, duas das quais a série saiu vitoriosa na última edição (Melhor série Cômica e Melhor ator para Jeffrey Tambor).

“True Detective”, tão falada na edição passada, foi esquecida dessa vez, outros destaques da edição de 2015, The affair e House of Cards foram lembradas em apenas uma categoria, o mesmo para “Game of Thrones” grande vencedora do último Emmy e que aqui teve que se contentar com uma indicação, a de melhor série dramática.

Lady Gaga e Matt Bomer em American Horror Story - Hotel
Lady Gaga e Matt Bomer em American Horror Story – Hotel

Outras séries indicadas que merecem destaque são  “Fargo” com três indicações (melhor minissérie, ator para Patrick Wilson e atriz Kirsten Dunst), “Empire” com duas indicações (melhor série de drama e atriz para Taraij P. Henson), a estreante ” Mr. Robot” com três indicações (melhor série de drama, ator para Rami Malek e ator coadjuvante para Christian Slater),  e “American Horror Story Hotel” com duas indicações (Melhor minissérie e atriz para, quem diria, Lady Gaga!).

O Globo de Ouro acontece no dia 10 de janeiro, em Los Angeles, EUA. A personalidade da vez a ser homenageada com o prêmio Cecil B. DeMille será o ator americano Denzel Washington.

Para ver a lista completa de indicados clique aqui.