Dançarinos premiados em Sttugart se apresentam em Natal próxima quinta

Na próxima quinta-feira (09), às 20 horas, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), acontece a turnê de solos que foram premiados em Stuttgart, cidade da Alemanha onde acontece o Internationales Solo-Tanz-Theater Festival, que premia anualmente dançarinos e coreógrafos de todo o mundo.

Dançarinos premiados do Internationales Solo-Tanz-Theater Festival vão se apresentar em Natal. Na foto estão Anneke Ghysens e Joachim Maudet (Foto: Companhia XIN e Jo Grabowski/Montagem: Lara Paiva)
Dançarinos premiados do Internationales Solo-Tanz-Theater Festival vão se apresentar em Natal. Na foto estão Anneke Ghysens e Joachim Maudet (Foto: Companhia XIN e Jo Grabowski/Montagem: Lara Paiva)

Haverá a apresentações de três dançarinos, a Anneke Ghysens (Bélgica), Milán Újvári (Hungria) e Joachim Maudet (França). Todos os espetáculos terão como trilha sonora artistas da música erudita, como Mozart, Vivaldi e Bach.

Anneke Ghysens é uma bailarina de dança contemporânea e foi vice-campeã da versão belga do reality show “So You Think You Can Dance”. Em Natal, ela vai apresentar o “The M.O.X.X. Pill”. Ela exibirá o resultado de seus experimentos com o projeto MOX, que desenvolveu pílulas manipuladas em farmácia que ajudam nos movimentos da coreografia.

A dançarina belga Anneke Ghysens é uma das dançarinas que apresentará no espetáculo (Foto:  Jo Grabowski/Facebook)
A dançarina belga Anneke Ghysens é uma das dançarinas se que apresentarão no espetáculo (Foto: Jo Grabowski/Facebook)

O húngaro Milán Újvári, por sua vez, vai apresentar “From The Waltz To The Mambo“, que mistura o teatro com a dança. Já Joachim Maudet, da Companhia XIN, trará o espetáculo “Open Mic. Suffocation”, que mostra a possibilidade de usar o microfone e a dança no mesmo espaço.

Nesta semana, a capital potiguar vai estar recheada de apresentações de dança. Haverá apresentações de companhias vindas de Natal, São Paulo, México, Alemanha e diversos lugares. As apresentações acontecerão no Teatro Alberto Maranhão (TAM) e na Casa da Ribeira. As atividades fazem parte do Encontro Nacional de Dança Contemporânea, que acontece desde o final de abril.

Na próxima segunda-feira (06), a Companhia Ladainha (França) fará, às 20 horas, a apresentação “RB&QDP”, na Casa da Ribeira. No mesmo local e horário, no dia 07 de maio, os argentinos da Buck Danzateatro traz o espetáculo “Cae La Noche Em Okinawa”.

Encontro Nacional de Dança Contemporânea

Desde o dia 25 de abril, Natal é palco do Encontro Nacional de Dança Contemporânea, que vai prosseguir até 23 de maio. O evento reúne oficinas, debates, mostra de vídeos de dança, espetáculos, residência artística e workshops. Toda a programação é gratuita. O objetivo principal é promover a dança como expressão artística e capacitar o cenário para a difusão cultural.

O espetáculo "Proibido Elefantes", da Companhia Gira Dança, foi apresentado no dia 27 de abril, na Casa da Ribeira
O espetáculo “Proibido Elefantes”, da Companhia Gira Dança, foi apresentado no dia 27 de abril, na Casa da Ribeira

Neste ano, o Encontro, que já teve cinco edições, vai criar uma oportunidade de intercâmbio artístico, oportunizando a realização de residências e montagens experimentais. Além disso, terá o foco entre a relação da América Latina com o diálogo contemporâneo da dança.

As atividades ocorrerão em praças, shoppings, espaços cênicos e culturais, como o TAM e Casa da Ribeira, além de ruas da cidade, em uma programação completa de oficinas e espetáculos gratuitos. É patrocinado pela Prefeitura do Natal, através da Fundação da Capitania das Artes (Funcarte). O Encontro Nacional de Dança Contemporânea contará com companhias e bailarinos nacionais, internacionais e do estado.

Mais informações sobre os espetáculos, classificação indicativa e os horários estão disponíveis no site do evento.