Documentário sobre ‘Os Cão da Redinha’ será exibido hoje na UFRN

“Opa, eu conheço esse cara! Pera aí, mas é ele mesmo? Gente, eu não sabia que fulano era cão

 

Essa foi a reação dessa que vos escreve ao identificar um “cão” conhecido quando primeiro assistiu ao excelente doc que será exibido hoje (07) às 19h no auditório C do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, o CCHLA. E, acredito, eu não fui a única a reconhecer um camarada “cão”. Isso porque essa história foi, é e continuará sendo realizada e contada por anos em terras natalenses por muitos de nós.

Provavelmente, por trás da exótica maquiagem preta, que me lembra uma versão mais suburbana do Maracatu, você identificará advogados, médicos, jornalistas, universitários, donas de casa, bancários e por aí vai. Além de que a tradição merece ser conhecida por aqueles que ainda não sabem o que são os “cão”.

E para esses que não sabem, faço um resumo, sem querer dar spoiler do documentário, mas apenas para situar o leitor: “Os Cão da Redinha” conta a história do bloco homônimo, um dos mais tradicionais do Carnaval natalense. As fantasias dos foliões são adaptadas com a lama do manguezal. Na foz do Rio Potengi se desenrola a festa em que gênero, camada social, idade e até a aparência são disfarçadas e unificadas pela brilhante fantasia.

A direção é do documentarista e professor do Departamento de Comunicação da UFRN, Ruy Rocha, e dos também documentaristas Alexandre Santos, Jurandyr França e Érica Lima. Corram lá e apreciem o registro audiovisual desse importante aspecto da cultura potiguar.

Compartilhe

Andressa Carvalho
Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema (UFRN) e Literatura, Artes e Filosofia (PUCRS).
Andressa Carvalho

Andressa Carvalho

Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema (UFRN) e Literatura, Artes e Filosofia (PUCRS).

Postagens Relacionadas

foto da revista capituras
Capituras: revista cultural potiguar com foco em produção de mulheres é lançada
O Rio Grande do Norte acaba de ganhar a primeira revista cultural com foco na produção artística realizada...
prisão de lisboa raquel murillo la casa de papel
2 anos após prisão de Lula, La Casa de Papel reproduz foto histórica
A polêmica prisão do ex-presidente Lula, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, aconteceu no dia...

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Pagu
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.