Edição 2015 do Bloomsday acontece próxima semana na UFRN

O Grupo de Pesquisa em Estudos Irlandeses da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, de 13 a 21 de agosto, nos auditórios D e B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) a 29ª edição do Bloomsday.

O evento tem como proposta a divulgação do estudo sobre a cultura irlandesa, além de ser uma forma de homenagear o autor, de mesma nacionalidade, James Joyce, celebrado em várias partes do mundo. As inscrições para as atividades da programação serão feitas no dia e no local do evento.

A programação inclui exibição de imagens, leitura dramática, mostra de filmes, palestras, apresentação musical e lançamento de livro. Segundo a organização do evento, as imagens exibidas documentam um Bloomsday realizado nas ruas de Dublin.

Bloomsday, comemorado em 16 de junho, é o dia instituído na Irlanda para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista do livro “Ulisses”, de James Joyce. Em todo o mundo, é o único dia dedicado a um personagem de livro.

É comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas dezenove ruas da cidade de Dublin. Ulisses narra suas experiências ao personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904.

O tema, que dá origem à leitura dramática, envolve uma pesquisa sobre Roger Casement, diplomata irlandês que atuou como cônsul no Brasil no século passado e foi um dos pioneiros na luta pelos Direitos Humanos.

A mostra de filmes, assim como algumas palestras, discute a obra de Alan Gilsenan, diretor de cinema irlandês. O Bloomsday conta ainda com a apresentação musical do Coral para Aprendizes da Língua Inglesa, apresentando Bandit Ballads.

PROGRAMAÇÃO

Abertura | Apresentação musical | Mostra de imagens
Dia: 13/08
Horário: 9h30
Local: Auditório D – CCHLA

Teatro documentário irlandês
Dia: 17, 18 e 19/08
Horário: 9h
Local: Auditório B (dia 17) e auditório D (dia18 e 19) – CCHLA

O cinema documentário de Alan Gilsenan
Dia: 20/08
Horário: 9h
Local: Auditório D – CCHLA

Roger Casament em documentário
Dia: 21/08
Horário: 9h
Local: Auditório D – CCHLA.