Empório Fantástico abriu neste final de semana em Natal (Fotos: Lara Paiva)

f Empório Fantástico abriu neste final de semana em Natal (Fotos: Lara Paiva)

A Empório Fantástico reúne os fãs das Histórias em Quadrinhos (HQs) e, principalmente, de jogos analógicos, como tabuleiros, cartas e Role-Playing Game (RPG). O espaço foi inaugurado neste final de semana no Shopping CCAB Sul, situado no bairro de Capim Macio, Zona Sul de Natal. Os sócios queriam transformar a abertura do local em uma festa, com palestras, espaço para jogar e um encontro de pessoasq ue têm gostos em comum.

Foi a mesma intenção dos eventos do Saga e Yujô Fest, sendo que em proporções um pouco menores. “Quem não pudesse no primeiro dia, poderia comparecer ao segundo”, justifica Antunes Rocha, um dos sócios.

Deu certo, o lugar estava lotado. Havia diversas mesas e grupos se divertindo com as coisas que mais gostavam. “Está fantástico, eu não tenho o que reclamar”, disse Antunes quando apresentava a loja, junto com o gerente Fernando, para a equipe d’O CHAPLIN.  O principal objetivo é fazer com que não seja só um estabelecimento comercial, mas também um lugar de interação social entre jogadores, funcionários e amigos.

No final do mês passado, o selo K-Ótica lançou uma loja especializada em HQ’s e, em março, a Comic Coffee surgiu. Porém, as duas têm seu público-alvo voltado unicamente para os amantes dos quadrinhos, diferente do que é proposto na Empório Fantástico.

O empreendimento é de responsabilidade dos sócios Antunes Rocha e Natan Tomé. A equipe ainda tem Emporio 4Fernando Afonso na gerência. “Não é a primeira que se vende estes tipos de jogos na cidade, já teve outras, entretanto fecharam. A primeira surgiu em meados de 1990’”, comenta o gerente.

Uma das lojas conhecidas na cidade e que, por coincidência, reunia todos esses objetos no mesmo lugar, era a Reinos, que foi um ponto de encontro dos adolescentes em meados dos anos 2000 e fechou em 2012. Porém, o novo ambiente promete trazer novidades e não repetir os erros das anteriores.

A ideia veio a partir dos donos, que são fãs de RPG. Apesar do hobby ser bastante caro, eles desejavam fazer um espaço para que as pessoas comprassem jogos que só eram encontrados na internet e, ao mesmo tempo, fosse usado como point. Então, quando conseguiram angariar os recursos suficientes, puseram o plano em prática.

Além da parte de vendas, eles permitem que as pessoas possam marcar e se encontrar por lá apenas para jogar algo ou soltar um bate-papo, diferente dos negócios similares que fecharam.

Nos primeiros dias de comércio, aconteceram palestras sobre RPG e tabuleiros. Tanto Fernando quanto Antunes disseram que esses tipos de atividades vão continuar e ainda pretendem trazer autores para lançar as suas obras em noites de autógrafos (a exemplo da Comic House, em João Pessoa),. A intenção é que essa parte dos planos aconteçam no espaço superior da Empório Fantástico.  Na parte inferior, por sua vez, fica a estante com as peças disponíveis para serem compradas e o bar, com os petiscos e as bebidas.

“O nosso diferencial é querer fazer com que uma pessoa chega aqui e diga: ‘Não vou para comprar, mas conversar ou beber’ ou “Estou com tempo livre, vou lá passar um tempo e me divertir”, explica Afonso.

Produtos e serviços oferecidos

Emporio 5Como a finalidade é vender produtos relacionados aos jogos analógicos, a Empório promete trazer os melhores do momento. Na parte de boardgames, que são os de tabuleiros, tem Zombie Dice, Citadels, Munchkin, The Resistense e Guerra dos Tronos, inspirado na série da HBO “Game of Thrones” e cujo roteiro vem da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R.R. Martin.

O RPG exige que os jogadores assumam os personagens, escolham as características dos mesmos e criem narrativas de forma colaborativa. O progresso é feito a partir de sistema de regras, que podem ser criadas através de improvisos ou livros. Um dos clássicos livros deste tipo é Dungeons & Dragons, que inspirou o desenho “Caverna do Dragão”.

As séries da Dungeons & Dragons estão disponíveis. Entretanto, há outros tipos de RPGs, como os da linha da Fantasy Flight, que possui Star Wars, e os da Jambô. Para quem gosta de jogar cardgames (cartas), tem Pokémon e Magic.

Uma das características da Empório Fantástico é o direito do cliente jogar antes de comprar uma determinada peça. “O jogador, ao experimentar, poderá saber se valerá a pena em investir ou não faz o perfil dele, pois alguns são elaborados, mas longo demais. Contudo, outros possuem a duração um pouco mais curta e podem agradar muitas pessoas”, explica Rocha.

São disponíveis acessórios (miniaturas, dados e afins), graphic novels, livros de literatura fantástica, mangás e quadrinhos, com ênfase no público infanto-juvenil e adulto. De acordo com o proprietário, um dos focos é fazer do espaço um point para um happy hour. Por isso, possui um bar com petiscos, bebidas e refeições elaboradas e, em breve, o cardápio deverá crescer, prometem.

Fanpage e site

Emporio 2

Clientes podem experimentar os jogos antes de comprar

Como foi falado anteriormente, a loja pretende continuar com novos eventos e alguns já estão com datas pré-agendadas e serão divulgadas na fanpage, no Facebook, que é o canal fundamental que os funcionários têm com os clientes. É uma espécie de extensão. “A página está bastante abastecida e bem elaborada, nenhum fã que não recebeu alguma resposta. Em breve vamos lançar um site onde faremos vendas online com todos os produtos das nossas representantes”, garantiu Fernando.

Antunes Rocha e Fernando explicaram que o site está quase pronto e será disponibilizado no próximo mês. “Lá vamos fornecer material extraoficial do que será comercializado dentro da loja”, explica o empresário. Funciona diariamente das 12h até às 22 horas, com exceção dos domingos que abre duas horas mais cedo. E vale lembrar aos consumidores que eles aceitam cartões de crédito como pagamento.

SERVIÇO

Empório Fantástico
Endereço: Avenida Engenheiro Roberto Freire, 2951, Capim Macio. Lj. 07, Bloco 3

Horário de funcionamento:
Todos os dias, 12h às 22h (no domingo abre às 10h)

One Response

Deixe um comentário

Your email address will not be published.