Especial VMA: Confira os indicados para “Vídeo do Ano”

Miley Cyrus em cena de "Wrecking Ball", indicado em melhor vídeo feminino e vídeo do ano
Miley Cyrus em cena de “Wrecking Ball”, indicado em melhor vídeo feminino e vídeo do ano

Estamos na nossa quarta parte da apresentação dos candidatos do Video Music Awards, o VMA, e falaremos sobre o prêmio “Vídeo do ano”, que é o mais esperado do evento. A 30ª edição da premiação vai acontecer no dia 24 de agosto, na Califórnia. No Brasil, a transmissão acontecerá na nova MTV (canal 23 na Cabo Telecom).


 Sobre o VMA 2014:


 São cinco artistas que disputam o mais importante astronauta de prata. A primeira concorrente é a cantora Beyoncé com o clipe “Drunk in Love”, que contou com a participação do marido dela, o rapper Jay Z. O vídeo de quase sete minutos mostra o casal em plena sintonia na praia. Foi visto por quase 200 milhões de pessoas.

A cantora já ganhou este prêmio uma vez, com o memorável “Single Ladies”. Vale lembrar que ela já ganhou 14 prêmios no VMA e foi indicada 50 vezes.

A segunda candidata é Iggy Azalea, com seu “Fancy”. A rapper australiana chegou a ser indicada como artista revelação no ano passado, porém perdeu para Austin Mahone. Em 2014, Azalea foi nomeada sete vezes. A canção tem a participação da cantora inglesa Charli XCX.

Cantora australiana "Sia"
Cantora australiana “Sia”

A polêmica Miley Cyrus pode ganhar estatueta, graças a “Wrecking Ball”, conhecido por ela ficar pendurada nua numa bola de demolição. O clipe fez tanto sucesso, que teve paródia feita pelo ator pornô Ron Jeremy. É a primeira vez que a cantora que fez sucesso com a série adolescente Hannah Montana foi nomeada nesta categoria.

A cantora australiana Sia é conhecida por ter participado de “Titanium”, composta pelo DJ David Guetta. Nesta edição do VMA, ela recebeu três nomeações, incluindo “Vídeo do ano” com “Chandelier“.

Pharrell Williams pode ter perdido por “Melhor Canção Original” no Oscar, com “Happy”, porém o clipe pode receber o caneco. Williams é vencedor de sete grammys, mas nunca ganhou um astronauta de prata. Com este mesmo clipe, o cantor foi nomeado em “Melhor Vídeo Masculino”.

Por falar nesta categoria, Pharrell participa de um outro clipe indicado, “Sing”, interpretada pelo inglês Ed Sheeran, de 23 anos, performance na qual Williams o produziu. Sheeran começou a carreira em 2005 e após lançar alguns EPs, mudou-se para os Estados Unidos. Em 2011, ele trabalhou em um disco chamado “+” e incluiu o sucesso “The A Team”, música que ganhou cover de Birdy. Neste ano lançou “X”, que contém a canção nomeada.

Ed Sheeran
Ed Sheeran

Os outros nomeados são Eminem (“The Monster”, que tem a participação de Rihanna e o rapper já recebeu este prêmio três vezes), John Legend (“All of Me”) e Sam Smith (“Stay with Me”, confira o que falei dele neste link).

Melhor Vídeo Feminino 

Em “Melhor Vídeo Feminino” há duas estreantes dentre as indicadas; uma delas é a cantora Ariana Grande, que ficou conhecida pelas participações nos seriados da Nickelondeon. Neste ano, ela lançou a canção “Problem”, que foi um sucesso e atingiu boas posições na Billboard. Em 2014, ela recebeu o American Music Award (AMA) de artista revelação.

A outra estreante é a cantora neozelandesa Lorde, de 17 anos, que estourou no mundo inteiro com “Royals”, clipe que pode fornecer o prêmio de “Melhor Vídeo Feminino”, e que lhe rendeu o título de a mais jovem artista a conquistar o primeiro lugar dos 100 singles mais vendidos na Billboard.

As concorrentes de Grande e Lorde são: Beyoncé (“Partition”, vencedora duas vezes deste prêmio), Iggy Azalea (“Fancy”) e Katy Perry com “Dark Horse” (foi indicada outras cinco vezes nesta mesma categoria).

Clipes de pop, rock e hip-hop

O VMA dedica os prêmios para cada gênero musical que faz parte do foco da MTV. No caso, o pop, rock e hip-hop. Os concorrentes para o melhor clipe pop, são: Ariana Grande e Iggy Azalea (“Problem”), Avicci (“Wake me Up”), Iggy Azalea e Charli XCX (“Fancy”), Jason Derulo (“Talk Dirty”) e Pharell Williams (“Happy”).

Na parte do hip-hop, a disputa será com Childish Gambino (“3005”), Drake e Majid Jordan (“Hold On, We’re Going Home”), Kanye West (“Black Skinhead”), Wiz Khalifa (“We Dem Boyz”). No quesito rock, os vídeos que podem ganhar o astronauta são: Arctic Monkeys (“Do I Wanna Know?”), Black Keys (“Fever”), Imagine Dragons (“Demons”), Linkin Park (“Until It’s Gone“) e Lorde (“Royals”).

A próxima e última postagem falará do que vai rolar na edição de 2014 do VMA e os shows deste ano. Será publicada no dia do evento, 24 de agosto.