Estreia hoje curta temporada de “Jacy” no TCP

A frasqueira de Jacy será aberta mais três vezes pelo Grupo Carmim neste final de semana. Dessa vez, o espetáculo será encenado no Teatro de Cultura Popular (TCP), a partir dessa sexta-feira, 08, até o domingo, 10, sempre às 20h. “Jacy” conta de forma pouco convencional a história real da vida de uma mulher nascida em 1920.

Jacy, se fosse viva, teria hoje 94 anos. A peça inspirada na história de Jacy é de autoria dos filósofos Iracema Macedo e Pablo Capistrano, e tem dramaturgia de Henrique Fontes, que também assina a direção do espetáculo. Além de Henrique, a montagem também conta a atriz Quitéria Kelly, o cineasta Pedro Fiúza e o produtor Daniel Torres. Na peça, Fiúza exerce o seu papel de video-maker e filma o espetáculo em tempo real. Uma configuração curiosa que, quem ainda não pôde conferir nas doze apresentações já realizadas desde o ano passado, em Natal e Ceará-Mirim, poderá assistir em uma das três sessões deste fim de semana.

1081562_10201624588040745_1028647653_n

Tudo começou quando Henrique Fontes encontrou no lixo uma frasqueira contendo fragmentos de vida de uma mulher nascida em 1920. Fruto de uma pesquisa de três anos, surge o espetáculo “Jacy”, que percorre não só a história que cabe em uma frasqueira, mas a relação daquela personagem com a memória de Natal, do Brasil e, por que não dizer, de todos nós. Jacy vem a confirmar a teoria de Themis Lima, autora do livro “Bandeira de Trapos”, de que todas as pessoas são pedaços de uma história maior, trapos que fragmentados têm uma história particular, e conectados, constituem uma grande narrativa coletiva.

A peça também vem atravessada de crítica social e traz uma reflexão sobre a forma como a sociedade brasileira trata os mais velhos e suas histórias. A personagem representa a vida de muitos que envelhecem e têm suas histórias jogadas, literalmente, no lixo, lugar em que Henrique encontrou a frasqueira cujo material inspirou a montagem.

Quitéria Kelly e Henrique Fontes em "Jacy" | Foto: WLADEMIR ALEXANDRE

Quitéria Kelly e Henrique Fontes em “Jacy” | Foto: WLADEMIR ALEXANDRE

É possível fazer uma reserva online dos ingressos através do Facebook do Grupo Carmim.

SERVIÇO:

“Jacy”– dias 08, 09 e 10/08/14 – 20h
Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (Rua Jundiaí, 641, Petrópolis)
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Reservas: Facebook.com/grupocarmin

Deixe um comentário

Your email address will not be published.