Exposição do Coletivo Aboio é atração na Pinacoteca do Estado

Na última sexta-feira, a convite de uma amiga que não via há séculos, resolvi dar uma passada na Pinacoteca do Estado. O prédio, de arquitetura clássica localizado na Praça Sete de Setembro, no histórico bairro de Cidade Alta (Natal/RN), definitivamente não é um espaço bem frequentado pelos natalenses, o que é uma pena. O antigo Palácio do Governo há pouco mais de um ano vem tentando atrair o público interessado em artes às suas salas. Só este ano já devo ter visto umas três ou quatro exposições que muito me agradaram por lá. Um dos bons frutos do edital “Ocupação da Pinacoteca” foi a exposição “Uma Parte de Nós”, do Coletivo Aboio, que estreou dia 07 de novembro e segue com visitação até 07 de dezembro.

IMG_8979
Exposição “Uma Parte de Nós”, Coletivo Aboio | Foto: Leila de Melo

O Coletivo Aboio foi formado há cerca de cinco meses, reunindo os jovens artistas:  Clarissa Torres  (de Mossoró), Rodrigo Fernandes (de Pau dos Ferros) e Viviani Fujiwa (de Porto Alegre). O trio tem como objetivo criar obras de forma compartilhada. Dividida em quatro momentos diferentes, a exposição traz obras individuais de cada um dos artistas e três peças que foram feitas em conjunto por eles, fundindo assim os três estilos distintos dos artistas.

IMG_8962
Obras de Rodrigo Fernandes do Coletivo Aboio | Foto: Leila de Melo

A ideia do grupo é experimentar e explorar técnicas pesquisadas em trabalhos de outros artistas, que servem como referências para o trabalho individual, o que tornam as obras bem interessantes e atrativas ao público. Eu adorei as telas, todas elas, em suas mais variadas formas, em boa parte porque a pegada urbana e contemporânea do trio me agradou bastante. Cada um tem um estilo próprio: Clarissa Torres, em suas telas, pinta temas circenses, com muita cor; já Rodrigo Fernandes tem uma pegada de obras mais tribais, com temas indígenas e montagens que resgatam as raízes; Vivian Fujiwa tem um estilo “quadrinesco”, com traços de mangás japoneses. Todas as obras estão à venda.

IMG_8967
Obras de Clarissa Torres na exposição “Uma Parte de Nós” | Foto: Leila de Melo

Sem dúvidas, a exposição vale à pena a visita. Aos fãs de arte é uma boa dar uma passada na Pinacoteca, o espaço é aberto ao público de terça a domingo, das 8h às 17h, até dia 7 de dezembro. Abaixo, confira uma galeria de fotos das obras e um vídeo tour pela exposição.

[nggallery id=2]