Extra! Lady Gaga divulga capa de ‘Artpop’

Lady Gaga divulgou na última segunda-feira (07/10) a capa do terceiro álbum de inéditas, “Artpop”. A imagem exibe uma escultura de Lady Gaga seminua, segurando os seios, feita pelo artista norte-americano Jeff Koons. O restante da imagem é composta por fragmentos de obras importantes correntes da História da Arte, segundo o jornal The Guardian, entre elas “O Nascimento de Vênus”, do italiano renascentista Sandro Botticelli, e da escultura “Apolo e Dafne”, de artista barroco Gian Lorenzo Bernini.

Capa do terceiro CD da cantora norte-americana Lady Gaga

Não é a primeira vez que a polêmica cantora faz referências a movimentos artísticos dos séculos XV e XVI. Segundo alguns de seus fãs, mais conhecidos pela alcunha de “Little Monsters”, o recente clipe de “Applause” faz referência a um famoso elemento renascentista: no começo da segunda parte da música, Lady Gaga emerge quase nua, apenas conchas cobrindo os seios. Realmente, a explicação de seus fãs fervorosos fez sentido, mas isso não quer dizer que essa representação seja nova na cultura pop, dentro da qual a cantora faz questão de se localizar. Por exemplo, a série do agente secreto James Bond (007) e o desenho animado “Os Simpsons” reproduziram variações do quadro.

Pintura renascentista “Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli, de onde Gaga tirou referências para os últimos trabalhos

Quanto aos outros componentes da capa, de cores exageradamente fortes, podem indicar que – juntos aos elementos clássicos – fazem parte de toda essa mistureba que compõe a arte popular, daí o nome do álbum “Artpop”. Mas a ideia foi trabalhada de maneira tão grosseira que alguns usuários do facebook chegam a admitir que a capa foi produzida em arcaicos programas de edição de imagens, como o Paint. Essas críticas também fazem todo o sentido. Os fãs tentam explicar a capa baseado no pequeno histórico da cantora. Dá só uma olhada na teoria de um Little Monster: “Pelo o que eu entendi, são todas as eras [os álbuns anteriores da Lady Gaga] juntas. A escultura representa The Fame, lembrando muito Poker Face; o Preto e branco, The Fame Monster,; e, no reflexo da bola parece algo parecido com um castelo, que pode ser referência a BTW [Born This Way, o álbum que antecede Artpop]”.

Estão convencidos dessa explicação? Os fãs enlouquecidos tem até o dia 8 de novembro, quando está previsto o lançamento do álbum, para encontrar (ou inventar) mais explicações para essa capa de mau gosto.