Gravidade venceu o ASC Awards se tornando o primeiro filme filmado em 3D a receber o prêmio, que é concedido pela Associação dos Diretores de Fotografia. Você com certeza já viu a sigla A.S.C ao lado do nome do DP (Diretor de Fotografia) nos créditos de algum filme; é um importante grupo que concede o prêmio (Outstanding Achievement in Cinematography in Theatrical Releases) desde 1987.

Diferente do ASC Awards, o Oscar já premiou três filmes rodados em 3D na categoria de melhor fotografia, sendo que isso aconteceu nos últimos quatro anos! Os vencedores foram Avatar (2010), A Invenção de Hugo Cabret (2012) e As Aventuras de Pi (2013). Eles também foram indicados ao ASC mas perderam para A Fita Branca, A Árvore da Vida e Skyfall respectivamente. Ainda há o preconceito contra filmes filmados em 3D e que usam muito efeito especial gerado por computador, pois fica difícil saber o que é trabalho do DP e o que é trabalho do computador. Mas Emmanuel Lubezki, DP de Gravidade  responde a respeito: “Fotografia virtual deve ser trabalho do DP, pois não é apenas iluminação, tem a ver com o sentimento do filme, com evocar emoção”. O presidente da ASC, Richard Crudo, completa dizendo que ferramentas são irrelevantes quando se trata de criar imagens, “é sobre o look final”.

gravidade foto

Dos indicados ao ASC, 12 Anos de Escravidão e The Grandmaster foram filmados em película, Nebraska e Os Suspeitos usaram a cêmera digital Arri’s Alexa, Capitão Phillips combinou diferentes formatos, e Gravidade usou a Alexa para filmar as partes em live action enquanto empregou várias técnicas de cinematografia virtual.

Lubezki já venceu o ASC três vezes, pelos já citados Árvore da Vida e Gravidade, e por Filhos da Esperança, que é dirigido  por Alfónso Cuáron (diretor de Gravidade), mas nunca venceu o Oscar, mesmo já tendo sido indicado seis vezes. Essa é sua grande chance, já que conseguiu quebrar o tabu do 3D no ASC, já parte como favorito ao premio da Academia.

Mas não é tão simples assim:  o ASC não é o melhor termômetro para o Oscar, diferente do DGA e PGA. Dos 27 premiados em sua história, apenas 10 filmes também levaram a estatueta do Oscar, e o Emmanuel Lubezki já sentiu isso na pele  duas vezes, será que vai ser a terceira? O fato é que Gravidade lidera as indicações do ano  com 10, e deve levar a maioria dos prêmios técnicos na noite do Oscar.

Sobre o(a) autor(a)

Acredita piamente que o Pink Floyd é a maior banda de todos os tempos e que ninguém canta melhor que o Robert Plant. Tem o Scorsese como ídolo máximo e sabe que ele transformará o DiCaprio no novo DeNiro. Com Goodfellas aprendeu as duas coisas mais importantes da vida: Nunca dedure seus amigos e mantenha a boca sempre fechada.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Your email address will not be published.