halloween

O Dia das Bruxas é nesta próxima sexta-feira (31) e a comemoração anglo-saxã é festejada também nas terras tupiniquins. A celebração é muito comum em países como Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos e Canadá. Primeiro,vamos ao nosso momento cultural sobre a explicação da data.

Trata-se de mistura de várias culturas, mas a origem do Halloween vem de uma celebração religiosa celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa da perfeição.

A invasão das Ilhas Britânicas pelos romanos acabou mesclando a cultura latina com a celta. Os celtas tinham uma religião, chamada druidismo, que desapareceu após a evangelização dos povos britânicos com o crescimento do cristianismo.

Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente em novembro e duravam uma semana. A festa queria mostrar que aonde os mortos viviam era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.

Depois, a Igreja católica atribuiu essa celebração ao “Dia de Todos os Santos”, que é comemorado em 01 de novembro. Então, o termo Halloween vem de All Hallow’s Eve, que significa Vigília de Todos os Santos.

O primeiro registro do termo “Halloween” é de cerca de 1745. Derivou da contração da palavra escocesa “Allhallow-eve”, que quer dizer véspera do Dia de Todos os Santos.  Portanto, nada tem a ver com culto ao monstros, o capiroto ou seus agregados.

No México, o “Dia de Todos os Santos” comemora-se o “Dia de Los Muertos”, que é similar ao “Dia de Finados” no Brasil e celebrado no dia 02 de novembro.

Nos Estados Unidos é muito comum as pessoas ficarem fantasiadas nas ruas com coisas relacionadas aos mortos (monstros, fantasmas, bruxas, etc.). Também existem alguns símbolos que tornou a festa popular, como a abóbora (que vem desta lenda aqui) e a brincadeira “gostosuras ou travessuras”, na qual as crianças vão de porta em porta para pedir doces. Quem se nega, sofre alguma prenda aplicada pelos pedintes. A tradição ganhou força no século XX e veio da Inglaterra e Irlanda, cuja as pessoas viriam as residências para pedir o “bolo das almas”, é equivalente ao Pão-por-Deus no Dia de Todos os Santos, antigo costume em que dão pão, bolos, vinho e outros alimentos aos defuntos.

CELEBRAÇÕES POTIGUARES

O natalense terá quatro opções para usar a sua fantasia macabra e se divertir neste final de semana. Dois na sexta-feira dois no sábado.

O primeiro que vamos citar é o Halloween do Whiskritório, na próxima sexta-feira (31), que vai contar com apresentações musicais em três ambientes (lounge, pub e palco). As atrações principais serão MC Priguissa, Decreto Livre, Rota 101, The Big Daddy, DJs e dentre outros. A entrada custa R$ 20. Quem for fantasiado, receberá um desconto de 50% no ingresso, se chegar antes da meia-noite. Começa às 20h.

Tá liso? Às 19 horas, no estacionamento do Restaurante Universitário da UFRN, haverá a “Noche De Los Muertos”, que contará com MC Priguissa (sim, ele também estará lá), The Fuzzy, Skarimbó e muito mais. Além disso, haverá oficina de gastronomia mexicana, bazar, comida mexicana, rifa e prêmio para melhor fantasia.

Já no sábado, haverá o tradicional “Halloween do Gringo’s”, evento popular que começou a partir das festas organizadas pelo antigo bar Gringo’s, há 10 anos, dentro da Praça Ecológica de Ponta Negra. Após o fechamento do bar, a praça (conhecida popularmente pela alcunha de Praça do Gringo’s) continua frequentada por uma galera que resolveu prosseguir com a tradição e querem fazer com que o encontro resulte num dos maiores Halloweens de rua do Brasil. Venha fantasiado e traga a sua bebida. Começa às 18h.

O Wesley’s Bar (que pertencia ao Gringo’s) vai fazer uma festa mais privada e no Espaço 21, no bairro de Cidade Verde. A festa contará com Dj Magão e as bandas Pipa Highway Band, Hotplay e Hendrix Tribute. Começa às 20h.

Além desses, haverá também o tradicional Halloween do Senac na próxima sexta-feira, 7 de novembro, no Beach Club Via Costeira.

ENDEREÇOS

Whiskritório Pub: Rua Enico Monteiro, 1851 – Capim Macio – Natal. Telefone: 3081-1590.
Praça Ecológica de Ponta Negra (Praça do Gringo’s): Avenida Praia de Ponta Negra, s/n, Ponta Negra. Fica por trás do restaurante Camarões.
Espaço 21 (onde acontece o Halloween do Wesley’s Bar): Rua Alfredo Dias de Figueiredo, Cidade Verde.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.