Nascida na Filadélfia, neta de imigrantes irlandeses seu nome era Grace Patricia Kelly, mais conhecida como Grace Kelly, a princesa de Mônaco. Eis aqui um dos mais memoráveis ícones culturais e cinematográficos da história.

Deu início a sua carreira participando de espetáculos teatrais e rapidamente seu talento foi reconhecido por diretores de tevê, o que não custou muito até que fosse escalada para seu primeiro papel nos cinemas. Sua estreia nas telinhas foi no filme Fourteen Hours, logo depois foi chamada para atuar em Mogambo (1953) juntamente com estrelas consagradas do cinema da época,  Clark Gable e Ava Gardner. Mogambo deu a Grace Kelly a visibilidade necessária para que alcansasse sua primeira protagonista, Margot Mary Wendice do filme Disque M Para Matar (Dial M for Murder) de 1954 dirigido por Alfred Hitchcock, no mesmo ano voltaria a atuar com o mestre do suspense no clássico Janela Indiscreta (Rear Window) ao lado de James Stewart, mas foi em Amar é Sofrer (The Country Girl) que Grace alcançou sua melhor forma, vencendo o Oscar de melhor atriz (apesar da crítica achar que Judy Garland venceria por seu papel em Nasce Uma Estrela). Em 1955 atuou juntamente com Cary Grant em Ladrão de Casaca (To Catch a Thief) outra produção “hitchcockiana” e encerrou sua carreira em 1956 em Alta Sociedade (High Society).

Mogambo (1953)
Disque M Para Matar (1954)
Com James Stewart em Janela Indiscreta (1954)
Amar é Sofrer (1954)
Com Cary Grant em Ladrão de Casaca (1955)
Alta Sociedade (1956)

Grace Kelly é a típica “atriz de contos de fadas”, com infância “humilde” que ascendeu até a corte, contudo pouco se fala da atriz geniosa, sua personalidade forte é marcante em todos os seus papeis, mostrando o quão independente era para época. Traços que chamaram atenção do grande Hitchcock, que tentou arduamente encontrar a princesa, após a sua aposentadoria, em outras atrizes e tal como tentou, fracassou.

Com Hitchcock
Em seu casamento com o príncipe Rainier III

Seu estilo clássico é referência no mundo, sendo seu vestido de noiva inspiração para casas de alta-costura até hoje (Kate Middleton que o diga). Casou-se com o Príncipe Rainier III de Mônaco, daí a origem do seu título de princesa, seu casamento foi considerado o “evento do século” sendo televisionado pela MGM. Ao tornar-se princesa, abandona o cinema. Como princesa também foi aclamada, alcançou popularidade maior que a do próprio marido, o que o incomodava ao ponto de proibir a exibição de seus filmes em Mônaco. Morreu 1982 aos 52 anos em um acidente de carro peculiar, em Monte Carlo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.