A Capitania das Artes será palco, na noite da próxima quinta-feira (10), de quatro lançamentos. Serão publicadas as novas obras de Nei Leandro de Castro, Pablo Capistrano e Carlos Fialho. Também haverá a reestreia da jovem poeta Regina Azevedo.

A atividade faz parte das comemorações dos 10 anos da editora Jovens Escribas, criada por Daniel Minchoni, Patrício Júnior e Carlos Fialho, que se juntaram devido à vontade de divulgar o próprio livro e não tinham como fazer isso. 

"A Grande Pancada" será um dos lançamentos de aniversário da editora

“A Grande Pancada” será um dos lançamentos de aniversário da editora

O escritor Carlos Fialho, que também é publicitário, define que um trabalho bem feito fez com que Jovens Escribas completasse uma década. “Para mim [essa experiência] foi gratificante. Fiz amigos, publiquei sete livros, editei outros 43. Eu aprendi bastante, viabilizei a editora como negócio e hoje vivo dos trabalhos que envolvem a literatura”, disse Fialho.

"As Dunas Vermelhas" também será lançado pela editora

“As Dunas Vermelhas” também será lançado pela editora

Sobre o evento na Capitania das Artes, haverá uma apresentação musical com Simona Talma e Dudu Galvão, acompanhados do pianista Oswin. Além disso, está dentro das atividades uma exposição com as capas dos livros que fazem parte da Jovens Escribas e um recital, que contará com a participação de Daniel Minchoni e Sinhá, e é organizado pelo “Iapois, Poesia”, coletivo desenvolvido por Regina Azevedo.

Falando em Regina, ela lançará novamente o seu primeiro livro, “Das vezes que morri em você”, que foi publicado em novembro de 2013. Ela disse que o título escolhido não tem um significado especial, que conta com poemas elaborados de janeiro a julho do ano passado. “Agora tenho essa oportunidade de relançá-lo junto aos escritores de mais estrada que também fazem parte da Jovens Escribas. Há dois anos eu estava na plateia da Ação Leitura (evento da editora em parceria com o SESC) e esse ano vou ao palco”, afirma.

A poeta de 14 anos também explicou que sua escrita está bem diferente do que está no livro. “Mudo muito, experimento tudo, por ser jovem e poeta. Eu quero continuar cada vez mais experimentando”, disse.

Sobre a pouca idade e de ter contato com grandes autores potiguares, ela comentou que essa experiência é muito boa e está com muita vontade de aprender com eles. “Aprendo muito com todo o mundo. A minha poesia não existe sem influência do mundo: qualquer coisa, dependendo da forma que me tocar, pode virar poema”.

cruvinel

“Cruvinel”, de Carlos Fialho – futebol e conquista em tempos de Copa

Fialho também lançará “Cruvinel”, uma crônica que conta sobre um rapaz que não entende nada de futebol. Entretanto, durante a Copa do Mundo, ele tenta se interessar pelo assunto para poder conquistar as mulheres. “Claro que dá tudo errado com ele e se envolve nas maiores confusões. É uma loucura”, disse o autor, que criou este personagem em 2002.

Outro livro que será publicado será a reedição de “As Dunas Vermelhas”, do caicoense Nei Leandro de Castro, no qual o enredo se passa no período da Intentona Comunista, quando o Partido Comunista do Brasil (liderado por Luís Carlos Prestes) tentou realizar um levante para implantar um regime socialista nas terras tupiniquins e derrubar o governo de Getúlio Vargas. Natal foi o único local que teve uma administração socialista por alguns dias.

Os fatos históricos são respeitados e os personagens reais comparecem com seus nomes verdadeiros. Haverá tramas de amor, traição, humor e crimes passionais prevalecem sobre o que ocorreu naqueles dias de novembro de 1935. Nei Leandro é conhecido por ser o autor do “As pelejas de Ojuara”, que inspirou o filme “Homem que Desafiou o Diabo”, protagonizado pelo ator Marcos Palmeira.

"Das Vezes Que Morri Em  Você", de Regina Azevedo, será relançado no evento

“Das Vezes Que Morri Em Você”, de Regina Azevedo, será relançado no evento

Já a quarta obra que participa deste evento será “A Grande Pancada”, de Pablo Capistrano, que vai trazer crônica em torno do jazz. Ele vai resgatar a história deste gênero musical, contando de forma popular e acessível os fatos que envolvem grandes nomes da música.

Durante o lançamento, o público pode comprar não só os novos livros, mas também os que estão no catálogo do grupo, com pacotes e preços promocionais. Também haverá a presença de quase todos os autores da Jovens Escribas, que estarão disponíveis para autografar as suas obras.

Neste evento, a editora realizou uma parceria com o Hospital Infantil Varela Santiago, que está em campanha para adquirir um tomógrafo. Portanto, tudo que for arrecadado com as vendas dos livros será destinado para a compra de camisetas para contribuir e divulgar a campanha da unidade de saúde.

Quem não puder ir, os livros estão disponíveis na internet, no site dos Jovens Escribas, e nas principais livrarias da cidade.

Uma breve análise sobre os 10 anos dos Jovens Escribas e planos para 2014

fialho

Carlos Fialho, um dos criadores do selo Jovens Escribas

Como foi dito anteriormente, o selo surgiu a partir da dificuldade de lançar um livro na capital potiguar. Carlos Fialho observa que nestes 10 anos houve uma melhora no mercado literário, uma vez que surgiram “novas e ótimas editoras, publicando trabalhos diversificados e de muita qualidade”.

Além do crescimento do mercado, o publicitário também aponta o aumento de leitores, principalmente os adolescentes. Fialho afirma que eventos, como o Ação Leitura, auxiliam para que estes procurem novos livros e autores. “A Ação SESC de Leitura tem contribuído para nos tornar um fenômeno pop adolescente (risos)”, brinca Carlos.

Neste ano a editora já realizou turnê no sudeste do país, os escritores passaram pelas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Fialho afirmou que pretende realizar mais viagens para outros estados para promover as obras do selo e participar de premiações.

Além do evento desta quinta, os 10 anos de Jovens Escribas será de muito trabalho e vai acontecer o ano inteiro, pois haverá a edição 2014 do Ação SESC de Leitura em maio. No segundo semestre, por sua vez, haverá lançamentos de novos livros.

promocao

Pacotes promocionais de aniversário do selo Jovens Escribas

SERVIÇO:

Lançamentos dos livros “As Dunas Vermelhas” (Nei Leandro de Castro), “Das Vezes que Morri em Você” (Regina Azevedo), “Cruvinel” (Carlos Fialho) e “A Grande Pancada” (de Pablo Capistrano)
Onde: Fundação Capitania das Artes
Endereço: Avenida Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta (no Corredor Histórico)
Horário: 18h às 23h

One Response

  1. Avatar
    ROGERIO VIANA RIOS

    POR FAVOR
    ROGERIO AQUI
    QUERIA O CONTATO DA EDITORA JOVENS ESCRIBAS

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published.