Os cinéfilos natalenses vão poder conferir uma seleção de dezesseis filmes  franceses a partir desta quarta-feira (09) na 5ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês em cartaz no Moviecom entre os dias 9 a 16 de abril. Este ano, o festival chega em 45 cidades, contemplando setenta salas de cinema em todo país. Os títulos variam entre comédias, drama, suspense e cinebiografias, todos os títulos lançados em 2013. Pela primeira vez o Festival exibirá um grande clássico francês, com “Os Incompreendidos”, de François Truffaut, projetado em versão digital restaurada, no âmbito da comemoração dos 30 anos da morte do diretor.

lagrandeboucle10

A Grande Volta (La grande boucle): A comédia dirigida por Laurent Tuel trata da história de François, um apaixonado pelo Tour de France (uma das principais competições de ciclismo do mundo). Demitido por seu patrão e abandonado pela mulher, ele vai fazer a Grande Boucle saindo um dia antes dos competidores profissionais. Ele é logo seguido pelos outros, inspirados por seu desafio. Os obstáculos são inúmeros mas os rumores da sua proeza se espalham. As mídias se inflamam, os passantes o aclamam, o Maillot Jaune se enfurece. Com: Clovis Cornillac, Bouli Lanners, Ary Abittan, Elodie Bouchez.

les-garcons-et-guillaume-a-table-2013-1-g

Eu, Mamãe e os Meninos (Les Garçons et Guillaume, à table!): O grande vencedor do César deste ano, nas categorias: filme, filme de estreia, ator (Guillaume Gallienne), roteiro adaptado e edição. Escrito, dirigido e interpretado por Guillaume Gallienne, o longa é a adaptação cinematográfica da peça de mesmo nome. Uma comédia autobiográfica que fala da sua relação com sua mãe. Gallienne considera seu primeiro filme como uma declaração de amor à todas as mulheres, especialmente à sua mãe. Com: Guillaume Gallienne, André Marcon, Françoise Fabian, Diane Kruger.

les-gamins_463262_143

Grandes Garotos (Les Gamins): A comédia dirigida por Anthony Marciano fala da história de Thomas, logo depois de ficar noivo, ele conhece seu futuro sogro Gilbert, casado há 30 anos com Suzanne. Gilbert, desiludido, está convencido de que deixou a vida passar por causa do seu casamento. Ele dissuade Thomas a se casar com sua filha Lola e o motiva a abandonar tudo junto com ele. Eles se lançam numa nova vida de garotos, cheia de peripécias, convencidos de que a liberdade é isso. Com: Alain Chabat, Max Boublil, Sandrine Kiberlain, Mélanie Bernier.

le-pase

O Passado (Le passé): O novo trabalho do diretor iraniano Asghar Farhadi (A Separação, 2011). Após quatro anos de separação, Ahmad chega a Paris de Teerã, a pedido de Marie, sua esposa francesa, para assinar o divórcio deles. Durante sua estada, ele descobre a relação conflituosa entre Marie e sua filha, Lucie. Os esforços de Ahmad para tentar melhorar essa relação vão revelar um segredo do passado. Com: Bérénice Bejo, Tahar Rahim, Ali Mossafa.

la-ritournelle-950x0-1

Um Amor em Paris (La Ritournelle): O novo trabalho de Marc Fitoussi (Copacabana, 2010)Com 50 anos mas ainda muito dinâmicos, Brigitte e Xavier são criadores em Charolles. Seus dois filhos partiram e o casal se vê num face a face incerto, fechado numa rotina que é cada vez mais pesada para Brigitte. Um dia, a festa surpresa de jovens parisienses na casa vizinha vem acelerar a crise latente. Com: Isabelle Huppert, Pio Marmai, Jean-Pierre Daroussin.

yves-saint-laurent-film-1

Yves Saint Laurent (Yves Saint Laurent): A cinebiografia do conceituado estilista homônimo, dirigido por: Jalil Lespert. Paris, 1957. Com apenas 21 anos, Yves Saint Laurent assume a famosa marca de alta costura fundada por Christian Dior, falecido recentemente. Em seu primeiro desfile triunfal, ele conhece Pierre Bergé, um encontro que irá mudar sua vida. Com: Pierre Niney, Guillaume Gallienne, Charlotte Le Bon, Laura Smet.

Confira a programação das exibições em Natal (sujeita a alterações pelo Moviecom Praia Shopping):

programa_natal

Deixe um comentário

Your email address will not be published.