Depois do trailer “bombadíssimo” do filme Faroeste Caboclo, inspirado na canção de mesmo nome, do Legião Urbana, eis que me bateu a vontade de recordar músicas que inspiraram películas. Em uma breve listinha, selecionamos sete filmes.
O quarteto de Liverpool em sua fuga mais famosa |
Quem não lembra da icônica cena dos Beatles correndo de suas fãs enlouquecidas? Pois bem, este falso documentário sobre o auge da beatlemania, foi o precursor dos videoclipes modernos. Seu título original é “A Hard Day’s Night” e foi dirigido por Richard Lester.
Samantha (Molly Rigwald), o diretor John Hughes e Jake (Micahel Schoeffling) |
Um clássico da sessão da tarde, a comédia adolescente do diretor John Hughes que teve uma das mais infames versões de títulos. Foi inspirada na música Sixteen Candles (que dá o título original do filme), do de R&B famoso na década de sessenta, The Crests. A trama, como bom filme do horário vespertino, traz a mocinha apaixonada pelo garoto mais cobiçado da escola, que por sua vez já namora outra garota.
Veludo Azul (1986)
Isabella Rosellini em sua performance singular |
O polêmico longa do excêntrico David Lynch foi inspirado em sua música-tema: Blue Velvet, do grupo americano de vocal R&B dos anos 50, The Clovers, cantada no filme por uma Isabella Rossellini, um tanto quanto fora do comum.
Gere e Roberts em seus papéis mais famosos |
Oh, Pretty Woman, do garboso Roy Orbison e seu par de óculos, inspiraram o diretor Garry Marshall a criar a famosa história de amor inusitado entre um rico, charmoso, bonito e bem sucedido empresário (Richard Gere) com a prostituta ruivíssima (Julia Roberts).
Alessandra Negrini em cena do inédito filme inspirado na canção de Chico Buarque |
O longa escrito e dirigido pelo cearense Karim Aïnouz foi inspirado na canção Olhos nos Olhos, de Chico Buarque. Aqueles que já sofreram com um pé na bunda ou mesmo desamor, sabem bem a beleza e a dor da letra desta música. Alessandra Negrini vive uma dentista tendo de lidar com o fim inesperado de seu casamento.
Aqueles da geração coca-cola que estão lendo, não adianta disfarçar, sabem decorada a letra da música de mais de 7 minutos do trio brasiliense, Legião Urbana. O filme brasileiro que ainda não chegou ao circuito, tem direção de René Sampaio e tem seu roteiro inspirado na música homônima da banda de Renato Russo.
Nove histórias em Los Angeles entrelaçadas pelas músicas de Aimee Mann |
O diretor Paul Thomas Anderson, inspirado nas canções do álbum “Bachelor N. 2.”, da cantora Aimee Mann, escreveu um roteiro incrivelmente inovador e complexo, idolatrado por uns e odiado por outros. A trama segue os acontecimentos da vida de nove pessoas durante 24 horas na cidade de Los Angeles.
Uma míope quase sempre muito atrasada, cinéfila por opção, musicista fracassada e cronista das pequenas idiotices da vida. Pra sustentar suas divagações é jornalista, roteirista e fotógrafa.