Datas especiais merecem ser comemoradas, celebradas, reconhecidas e merecem listas! Período de se reunir com aqueles que ama, de estar perto de quem gosta e celebrar boas energias e felicidades. Independente de crença ou religião (ou da ausência dela), o Natal é sempre um motivo interessante para se refletir, para se agradecer e o confraternizar o amor. Dizem que se pode fazer um desejo no dia de Natal, não sei vocês, mas eu já fiz o meu. Sem mais enrolações, dá uma sacada na lista que nós d’O Chaplin preparamos pra vocês.

a_felicidade_nao_se_compra

A Felicidade Não Se Compra (1946)

Inevitável em qualquer lista de filmes natalinos, o filme do lendário diretor Frank Capra, “A Felicidade Não Se Compra” é um desses obrigatórios para qualquer cinéfilo, apreciador da sétima arte e também para aqueles que gostam do Natal. George Bailey (James Stewart), leva uma vida dura, e decide se jogar de uma ponte na época do Natal. Ele, no entanto, recebe a visita de um anjo e passa a repensar sua escolha. O enredo parece simplório, mas é impossível não se comover com essa obra-prima.

1083_018137.jpg

O Milagre da Rua 34 (1947)

Filme vencedor de três Oscars, fala de uma ingênua, porém tocante, história. Um homem (Edmund Gwenn) é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos. Lá, ele conhece Susan, uma menina que não acredita na magia do Natal. O bom velhinho, então, diz que está ali para provar para todas as pessoas que ele é mesmo o Papai Noel. Dirigido por George Seaton, o filme ganhou três Oscar, incluindo ator coadjuvante para Edmund Gwenn.

charlie

O Natal do Charlie Brown (1965)

Uma fã confessa de histórias em quadrinhos e tirinhas, não pude deixar de fora uma das animações mais interessantes, “O Natal do Charlie Brown”. Com apenas 25min, a animação foi exibida na TV, foi a primeira vez que Charlie Brown e seus amigos saíram do papel para as telinhas. A mensagem é interessante também. Assim como vários fiscais das mídias sociais, Charlie Brown está incomodado com o fato de que as pessoas ligam mais para o lado mercadológico do Natal do que para os sentimentos e significados por trás da data.

os fantasmas contra atacam

Os Fantasmas Contra Atacam (1988)

Outra adaptação da obra “Um Conto de Natal” de Charles Dickens para as telonas, em “Os Fantasmas Contra-atacam”, Frank Cross (Bill Murray) é o avarento Frank Cross, um diretor de uma rede de TV que só pensa na audiência e no sucesso do canal, pouco se importando para a vida de seus funcionários. Assim como no conto, o diretor recebe a visita dos três fantasmas, um do passado, um do presente e um do futuro e revê suas atitudes. O humor (negro) e as atuações fazem do filme uma boa pedida para o período natalino.

O-Natal-Maluco-de-Ernest

O Maluco Natal de Ernest (1989)

Um dos clássicos da Sessão da Tarde em período natalino, “O Maluco Natal de Ernest” traz um dos mais carismáticos e nonsense personagens que já vi, Ernest (Jim Varney), em uma aventura de natal. O atrapalhado persoangem encontra Papai Noel desesperado na véspera do Natal. O bom velhihno já está muito cansado de procurar um sucessor, mas não encontra pessoas interessadas no cargo. Ernest decide, então, ajudá-lo.

edward_scissorhands12

Edward Mãos de Tesoura (1991)

O belo filme é assinado pelo diretor Tim Burton, um dos ícones do cinema contemporâneo. A produção narra a história do jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha. Seu inventor (Vincent Price) morre antes de dar as mãos a sua criatura. Sozinho, ingênuo e sensível, Edward (Johnny Depp) vai a cidade morar com a vendedora da Avon, Peg Boggs (Dianne Wiest), e se apaixona por sua filha, Kim (Winona Ryder). As desventuras e sofrimentos da tocante história se passam no período do Natal. Apesar de não ser um filme sobre a data comemorativa, Edward Mãos de Tesoura é um dos filmes que mais me lembra a data.

jack_s

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Enquanto pesquisava e procurava uma animação ou mesmo um stop-motion sobre o Natal, só consegui lembrar de “O Estranho Mundo de Jack” dirigido por Henry Selick. A estética gótica e fora dos padrões certinhos tem o dedo de Tim Burton, que escreveu e produziu o longa. Para aqueles que não estão familiarizados com a história, eis uma breve sinopse: o filme gira em torno de uma cidade que só comemora o Halloween. Após verificar o espírito natalino de outra vizinhança, Jack decide que a população do local deve promover seu próprio Natal.

grinch

O Grinch (2000)

Em todas as festividades e ocasiões do ano sempre rola de ter aquele espírito de porco que quer estragar o clima. Pois bem, o pessoal dos EUA tem um personagem que não é muito afeito ao Natal: O Grich. Inspirado no livro de Dr. Seuss, de muito sucesso na terra do Tio Sam, O Grinch é um sujeito mal humorado, estranho e que odeia o espírito natalino. Ele cria um plano mirabolante para “roubar o Natal” e impedir que moradores da cidade vizinha celebrem a data. A direção é de Ron Howard e Jim Carrey cai muito bem como o protagonista.

feliz_n

Feliz Natal (2005)

Dentre os vários filmes sobre a temática, a coprodução entre França, Alemanha e Inglaterra, “Feliz Natal” é uma das minha favoritas. O longa conta a história de uma verdadeira lição de humanidade, quando soldados inimigos durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914, interrompem a batalha durante as festas natalinas. O filme traz no elenco: Diane Kruger, Benno Fürmann, Guillaume Canet, Gary Lewis e Daniel Brühl. A direção e o roteiro são de responsabilidade de Christian Carion.

ACC_2009_Mar26_01180.jpg

Os Fantasmas De Scrooge (2009)

A animação é outra adaptação da obra “Um Conto de Natal” do escritor britânico, Charles Dickens. Dirigido por Robert Zemeckis, o filme fala de Ebenezer Scrooge (Jim Carrey), um sujeito mesquinho que só pensa em dinheiro e não liga nem um pouco para o clima natalino. Após a morte de seu sócio, ele recebe a visita de três fantasmas: um de seu passado, outro do presente e um terceiro do futuro. O filme é fiel à história de Dickens, mas adapta a linguagem para o formato mais engraçado, leve e característico dos desenhos animados. É uma das minhas animações favoritas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.