Luís Fernando Veríssimo, Fernando Morais, Zuenir Ventura e Ruy Castro no Festival Literário de Natal

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, anunciou, na noite desta terça-feira (30), a presença de alguns escritores participantes do Festival Literário de Natal (FLIN). Entre os citados, estão: Zuenir Ventura, Luís Fernando Veríssimo, Fernando Morais e Ruy Castro.

O gaúcho Luís Fernando Veríssimo é filho do também escritor Érico Veríssimo. Aos 14 anos produziu, com a sua irmã Clarissa e um primo, um jornal periódico com notícias da família. Em 1960, ele trabalhou no departamento de arte da Editora Globo, e no jornal Zero Hora como revisor de textos, passando logo depois a colunista. Lançou mais dezenas de obras, entre crônicas, contos, novelas, romances, relatos de viagem, cartuns e quadrinhos.

Zuenir Ventura é mineiro e colunista do jornal O Globo, tendo ganho o Prêmio Jabuti em 1995, na categoria reportagem, pelo livro “Cidade Partida”. Atualmente é o sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras. Tem diversas obras publicadas e talvez a mais conhecida seja a citada anteriormente, lançada pela Companhia das Letras, em 1994.

Outro mineiro é o Fernando Morais, um dos escritores biográficos mais respeitados no país. Além de livros, Morais também viveu do jornalismo,  trabalhando nas redações de Veja , Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, TV Cultura e portal IG. Seu primeiro sucesso editorial e avassalador para sua carreira foi “A Ilha”, relato de uma viagem a Cuba, que até hoje é indicado nas universidades de jornalismo como uma obra a ser lida por todos os estudantes. A partir daí, abandonou a rotina das redações para se dedicar à literatura. Lançou outros diversos livros, além de adaptar algumas de suas obras para o cinema, como o livro “Olga”, adaptado e lançado pela Globo Filmes em 2004.

Ruy Castro tem passagem por importantes veículos da imprensa do Rio e de São Paulo a partir de 1967, e escritor, a partir de 1988. É reconhecido pela produção de biografias como “O Anjo Pornográfico”, sobre a vida de Nelson Rodrigues e “Carmen”, sobre Carmen Miranda. Castro também é vencedor do Prêmio Esso de Literatura, do Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira e de quatro Jabutis.

Sem datas oficiais, a FLIN acontecerá em novembro. Outras atrações já foram confirmadas, tais como a presença dos cantores Gilberto Gil e Maria Bethânia, que você pode ler aqui.