Mafalda chega a meia idade, mais jovem que nunca

mafalda_0

Semana passada uma das tirinhas mais famosas do mundo completou 50 anos. Trata-se da Mafalda, desenvolvida pelo argentino Quino em 1962, a personagem em pouco tempo se tornou famosa principalmente na America Latina e Europa, trazia como seus principais temas uma profunda preocupação com o caminhar da humanidade que naquele momento passava por conflitos políticos extremamente complexos, gerando uma intensa disputa entre capitalismos e socialismo. E foi a partir desse cenário que em vários países do mundo emergia políticas totalitaristas que violavam qualquer política de preservação dos direitos humanos.

Foi seguindo essa premissa que estava em voga no mundo que Quino começou a escrever suas tirinhas. Inicialmente o intuito era publicar em um dos jornais mais famosos da Argentina, o Clarin, contudo a empresa em questão rompeu o contrato devido ao conteúdo abordado nas tirinhas. Porém, em 1964 em um cenário ditatorial na Argentina, um dos grandes amigos de Quino, Julian Delgado, editor-chefe do jornal Primeiro Plana lança em 1964 as primeiras de tirinha de Mafalda.

mafalda 2

A personagem Mafalda é filha de pais de classe média, apesar de ser uma criança, a mesma nunca se limitou a problemas típicos da infância e levou o olhar crítico e apurado para questões econômicas e sociais de todo o planeta. E é exatamente por tratar esses temas de maneira subjetiva que seus conteúdos até hoje nos permitem refletir sobre o cenário mundial atual.

O livro “Toda Mafalda”, um apanhado de todas as tirinhas de Quino protagonizadas por Mafalda e sua turma, se tornou um valioso item na coleção de qualquer amante de literatura, quadrinhos, ou ciências sociais. Fica a dica.

Mafalda_2