Narrativa visual “O Guarda-Vidas” será relançada hoje na FliQ

IMG_8527
Brum apresenta seus dois livros lançados da FliQ: Brummm! e O Guarda-Vidas

A FliQ – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal – terá hoje o seu encerramento com o último dia de atividades do pavilhão mais movimentado da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da UFRN. Após receber quadrinistas, cartunistas e desenhistas de todo o Brasil, nomes como Maurício de Sousa (Turma da Mônica) e Mike Deodato, o último dia do evento reserva mais palestras, concurso de cosplays e, claro, exposições e lançamentos de obras. Dentre elas, a narrativa visual “O Guarda-Costas”, de autoria de Milena Azevedo (roteiro) e Rodrigo Brum (desenhos).

guarda_vidas
Cada de “O Guarda-Vidas”

A ideia e o roteiro de “O Guarda-Vidas” foram concebidos em seis horas a fim de participar de um concurso de quadrinhos.  As vinte e quatro páginas de ilustrações foram recheadas em menos de uma semana. Apesar de não ter vencido o concurso em que concorriam, os autores resolveram lançar ainda assim a HQ, que se trata de uma narrativa visual, ou seja, as imagens contam a história por si só, sem a necessidade de texto, formato que se aproxima do cinema mudo. Segundo Milena, em posfácio no próprio livro, uma das referências para o trabalho foram as pictorial narratives (romances sem palavras), popularizadas nas primeiras décadas do século passado em alguns países da Europa e nos Estados Unidos.

O roteiro de Milena é simples, cativante, crítico e nos remete ao individualismo da vida contemporânea, que impede as pessoas de se importarem umas com as outras. Conta a história de um guarda-vidas que se dedica à segurança dos banhistas de uma praia, mas quando precisa que a sua própria vida seja guardada, ironicamente, encontra-se sozinho. Os desenhos de Brum tornam a história ainda mais divertida e cumprem a tarefa de se fazer entender sem o auxílio de quaisquer legendas explicativas. A parceria dos dois rendeu uma história bem formulada, desde a sua concepção, até a escolha de ângulos, iluminação dos quadros e traços do desenhista que, embora contem uma história própria à reflexão, conseguem torná-la leve e acessível.

“O Guarda-Vidas” poderá ser adquirido no estande da Produção de Quadrinhos Potiguares (PQP) durante esse último dia de evento e os autores estarão presentes para sessão de autógrafos a partir das 17h.

IMG_8525
Brum autografa o livreto para… segredo! Esperem!