O IRA! realizará um show em Natal no próximo dia 14 de agosto, no Teatro Riachuelo. O retorno aos palcos acontece após sete anos de separação. O complicado rompimento foi causado por uma briga de Nasi com o seu irmão e também empresário da banda, Airton Valadão Júnior.

Para muitos fãs, o retorno era considerado impossível de acontecer, uma vez que Nasi realizou diversas declarações que não pretendia voltar a tocar com os integrantes novamente. O repertório da nova formação incluirá alguns sucessos, como “Flores em Você”, “Dias de Luta”, “Núcleo Base”, “Tolices”, “Envelheço na Cidade”, “Quero Sempre Mais”, “Tarde Vazia” e “Girassol”.

O guitarrista Edgard Escandurra e o cantor Nasi estão de volta após sete anos de separação (Divulgação)

O guitarrista Edgard Escandurra e o cantor Nasi estão de volta após sete anos de separação (Divulgação)

A turnê de reunião se chama “Núcleo Base” e iniciou na Virada Cultural, em maio deste ano. Além de Nasi (vocal) e Edgard Escandurra (guitarra), a nova formação conta com Daniel Scandurra (baixo e filho de Edgard), Evaristo Pádua (bateria) e Johnny Boy (teclados, ex-integrante do Tutti Frutti, famosa banda que acompanhou Rita Lee no início da carreira solo).

Nasi | Foto: Rui Mendes

Nasi | Foto: Rui Mendes

Por falar na capital paulista, a cidade foi o local de nascimento da banda há 34 anos. O nome veio a partir das iniciais em inglês do Exército Republicano Irlandês, formado por guerrilheiros que lutavam pela independência da Irlanda do Norte.

Em 1984, eles lançaram o primeiro compacto chamado “Pobre Paulista” e no ano seguinte, o debut album “Mudança de Comportamento”. No mesmo período de estreia do primeiro Long Play (LP), ingressaram a banda o baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung, surgindo, assim, a formação clássica do IRA!.

Ainda na década de 80, eles lançaram “Vivendo e Não Aprendendo”, que tem o o hit “Envelheço na Cidade” e “Flores em Você”, e “Psicoacústica”, álbum experimental da banda e considerado o trabalho mais “cult” dos rapazes.

Na década de 90, produziram “Clandestinos”, “Meninos da Rua Paulo”, “Música Calma Para Pessoas Nervosas”, “7” (primeiro álbum em formato CD), “Você Não Sabe Quem Eu Sou” (eles receberam prêmio na categoria “Melhor Produção de Rock”, da Associação Paulista de Críticos de Arte) e “Isso é Amor”, que só possui covers.

Nos anos 2000, graças aos lançamentos do “MTV ao Vivo” e “Acústico MTV”, eles receberam o reconhecimento da mídia e do público mais jovem. Ainda nesta mesma década fizeram mais dois álbuns “Entre Seus Rins” e “Invisível DJ”, que contou com a canção “Mariana Foi Pro Mar”.

Scandurra | Foto: Rui Mendes

Scandurra | Foto: Rui Mendes

A apresentação do IRA! na abertura da Virada Cultural de São Paulo foi bastante aguardada e elogiada pelo público. Eles executaram 22 músicas em uma hora e meia. Tocaram clássicos e também ousaram cantar “Rubro Zorro”, do experimental “Psicoacústica”, e outras nem tão populares.

Outra coisa que vocês podem esperar são novas roupagens de algumas canções, sem deixar o grupo perder a sua essência, além de cantar a inédita “ABCD”, que tem uma pegada com o blues e para alguns pode parecer um pouco aquelas canções que Roberto Carlos cantava na Jovem Guarda.

A intenção é fazer 200 shows e a turnê deve durar cerca de dois anos. Depois de Natal, os shows acontecerão na mesma semana ainda em Recife, Porto Alegre e Novo Hamburgo.

Abertura do Show

A abertura do show vai contar com a discotecagem do DJ Magão, conhecido da cena alternativa da cidade. A apresentação dele vai começar às 19 horas e trará uma playlist com o melhor do rock da década de 80, período em que a banda principal começou a ter sucesso no país.

O DJ começou a gostar de rock por influência dos primos que moravam no Rio Grande do Sul e quando escutou Beatles e Rita Lee. Sua carreira iniciou tocando em bares de Ponta Negra quando já morava na capital do Rio Grande do Norte.

Promoção feliz do blog O CHAPLIN + Teatro Riachuelo

Para participar, compartilhe essa imagem no Facebook ou twitter, com o link da postagem e inscreva-se no painel abaixo

Para participar, compartilhe essa imagem no Facebook ou twitter, com o link da postagem e inscreva-se no painel abaixo

O CHAPLIN pode levá-los a ver novamente ou pela primeira vez o grupo. Além disso, você pode conhecer o Nasi e Edgard Escandurra no camarim. Para participar, só cadastrar no espaço da promoção (abaixo) e compartilhar o link da promoção no Twitter ou no Facebook com uma “hashtag” com uma música do IRA!

O resultado será publicado na nossa página, no dia 12 de agosto de 2014, a partir do meio dia. Vamos dar um par de ingressos para os espetáculos. Está esperando o quê?

VENCEDOR

A vencedora da promoção foi a leitora Heloísa Rodrigues. Entramos em contato com a Heloisa por e-mail. A vencedora poderá nos contatar através do endereço andressa@ochaplin.com ou pelo telefone (84) 9649-1214.

[contesthopper contest=”12011″]

One Response

Deixe um comentário

Your email address will not be published.