‘No’ será o filme de abertura da segunda edição do projeto América Latina no Cinema

O gosto do brasileiro por cinema nacional tem, aos poucos, se disciplinado e creio que estejamos em uma fase de conhecimento e apreciação do nosso próprio trabalho. Contudo, o fato de que, verdadeiramente, ainda olhamos muito pouco para o cinema produzido nas terras dos nossos hermanos, é incontestável.

Ano passado, surgiu na UFRN, coordenado pelo Departamento de Ciências Social, em parceria com outros dois departamentos e o Cineclube Natal, um projeto intitulado “América Latina no Cinema”, que viabilizou, durante o ano, a exibição de filmes produzidos nessa parte da América que, muitas vezes, se tona mais longínqua para nós em termos culturais que a hegemônica América do Norte (leia-se, Estados Unidos), ou até mesmo a Europa, convém dizer.

Portanto, é com alegria que anuncio o retorno do projeto que, para este ano, já tem cinco título engatados, um a cada quinzena. O filme de abertura é o já comentado aqui no blog, “No”, filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro esse ano. “No” é uma produção chilena que conta com o trabalho do talentoso Gael García Bernal. De cunho político, e bastante elogiado, penso que vale à pena, para os habitantes da grande Natal, aproveitar o “América Latina no Cinema” para dar uma conferida no filme, que será exibido na terça-feira próxima (02/04), às 18h30, no auditório da Biblioteca Central da UFRN.

“No” será filme de abertura da segunda edição do projeto, a ser exibido dia 02/04

A entrada para todos os filmes do projeto (a programação completa segue abaixo), é livre e gratuita e, para os que não conhecem os locais de exibição, adianto que são bastante confortáveis.

(clique para ampliar)