‘Noite Neil Gaiman’ terá exposição e café literário sobre o artista

Neil Gaiman é um importante e conhecido nome da literatura, principalmente no universo dos quadrinhos, dentro do qual reúne inúmeros fãs pelo mundo a fora. Gaiman é britânico e atua na área dos romances literários, além de escrever também roteiros de quadrinhos, sendo um dos seus títulos mais famosos “Sandman”, no qual trabalha a personificação dos personagens e conceitos mitológicos.

O escritor Neil Gaiman será homenageado essa terça-feira (20) na Livraria Nobel (Av. Salgado Filho, Natal)

Os admiradores de Gaiman residentes em Natal têm um imperdível compromisso para essa semana. A Livraria Nobel da Salgado Filho (próxima ao shopping Midway Mall), em parceria com alguns artistas locais, promovem a “Noite Neil Gaiman”, na terça-feira (20), às 18h. A ideia surgiu inicialmente como uma proposta de “Café Literário Especial Quadrinhos” evento que ocorre na Livraria Nobel Salgado Filho, já há algum tempo. Um dos organizadores, Pedro Balduíno, explica que a ideia surgiu em meados de junho por parte do artista Leander Moura e que a noite será um momento para homenagens e também para servir de inspirações, partindo do trabalho do escritor.

“Um pequeno (mas grande) grupo de artistas (Leander Moura, Marcos Guerra, Clarissa Torres, Geraldo Borges, Cristiane Cavalcante, Renato Medeiros, Mario Rasec e eu mesmo) se uniu com o pessoal da Livraria Nobel e coletivamente estamos preparando tudo para que seja uma noite memorável”, promete Pedro.

Representação de Neil Gaiman (Autor desconhecido)

A fim de ter mais informações sobre o evento e o que esperar dele, preparamos algumas perguntas que foram respondidas pelo Pedro e podem tirar as dúvidas de alguns interessados. Aos amantes dos quadrinhos, literatura contemporânea, e do trabalho de Gaiman, aproveitem essa (rara) oportunidade no circuito cultural da capital potiguar.

O que o público poderá encontrar no evento? Quais as atrações?

Estaremos lançando duas exposições no espaço da Livraria uma exposição de obras originais dos artistas convidados e outra exposição de raridades. A exposição de raridades contará com diversas peças exclusivas, desde desenhos originais de artistas que trabalharam com Gaiman, até edições raras de HQ’s jamais lançadas no Brasil, além de uma mostra de vídeos.

Enquanto isso, estará acontecendo um Café Literário Especial onde conversaremos sobre vida e obra do autor. Além, será o lançamento oficial na Livraria Nobel Salgado Filho, de seu mais recente best-seller “O Oceano no Fim do Caminho”.

Qual o público alvo?

O evento é recomendadíssimo para todos os fãs de carteirinha, e mais recomendado ainda para quem não conhece muito do universo criado por Neil Gaiman. É uma noite para todos os grandes amantes da arte e da literatura, independente de idade e estatura.

Cartaz do evento

Que tipos de obras serão expostas? Quem são os artistas envolvidos?

A exposição de obras originais será composta por quadros de pintura, desenho e gravuras digitais e uma toy-art feita por Cristiane Cavalcante. Cada obra é livremente inspirada, adaptada, e alimentada por um trabalho específico de Neil Gaiman. Entre os trabalhos homenageados estão Stardust, Coraline, Sandman, O Livro do Cemitério e outros. Os artistas expositores são Clarissa Torres, Geraldo Borges, Mario Rasec, Marcos Guerra, Cristiane Cavalcante, Leander Moura e Pedro Balduino.

O que impulsionou a organização do evento?

Primeiramente, todos os organizadores do evento são fãs declarados do Gaiman. Depois, acreditamos ser um ótimo momento para fazer um evento especial em homenagem ao autor, visto o tão recente e já tão bem-sucedido lançamento do seu romance adulto O Oceano no Fim do Caminho. Além disso, este ano ele estará lançando outro romance (Unnatural Creatures), um livro de não-ficção (Make Good Art), e dois infanto juvenis (Chu’s Day eFortunately, The Milk), sem contar o seu primeiro roteiro para videogame (Wayward Manor) e o retorno a Sandman (Sandman Overture) em comemoração aos 25 anos de surgimento da série. Sem dúvidas, 2013 é o ano Neil Gaiman, e a Livraria Nobel Salgado Filho não poderia ficar de fora disso.

O novo livro de Gaiman será lançado na ocasião

do evento

Quem são os convidados para o Café Literário?

O Café Literário vai funcionar de maneira diferente na Noite Neil Gaiman. O público do evento será convidado a conversar com os artistas expositores e trocar experiências, lembranças, inspirações, conversar sobre a vida, a obra e a importância do trabalho de Neil Gaiman. Não há convidados específicos para o Café Literário, mas esperamos que apareça bastante gente para a conversa ficar melhor (risos).

A exposição continuará após o evento? Em que horários as pessoas poderão visitar?

A exposição fica em cartaz até o dia 10 de setembro, de segunda à sábado, de 9h às 19h.

Qual a importância e as peculiaridades, na sua opinião, da obra de Neil Gaiman?

Acho que uma das coisas mais importantes que o Gaiman conquistou com seu trabalho foi ter feito muita gente reavaliar a importância das histórias em quadrinhos, antes consideradas uma subliteratura. É certo que a qualidade literária deste gênero evoluiu em inúmeros quesitos com a contribuição de ótimas obras como Sandman. Esse foi um dos principais fatores para posicionar Neil Gaiman num altar de gênios da literatura e ícones da cultura pop mundial. Mas além disso, Neil Gaiman é ótimo com seus fãs, de um modo além do normal para uma celebridade como ele. Eu quero dizer, ele não apenas finge que dá atenção para os fanáticos que o abordam no twitter (me incluo aqui). Ele realmente responde perguntas, faz perguntas e dá conselhos, conselhos sérios que muitas vezes mudam a vida de pessoas que desejam trabalhar com arte, mas se sentem deslocadas por isso. Assumir a responsabilidade de ser um exemplo pra tanta gente, reconhecendo sua posição com humildade, é talvez sua maior obra.