Em meio aos rumores do possível retorno do Oasis, após três anos de separação, em 2014 completa 20 anos que foi lançado o “Definetely Maybe”. Este foi o trabalho de estreia do grupo percursor do Britpop. No dia 19 de maio, a versão remasterizada do disco será lançada.

Banda surgiu em 1991, na cidade de Manchester, Inglaterra

Banda surgiu em 1991, na cidade de Manchester, Inglaterra

Estará disponível em CD e downloads digitais, com versões acústicas de grandes sucessos do Oasis, como “Live Forever”. Haverá uma edição especial dos outros dois discos sucessores (“(What’s The Story) Morning Glory?” e “Be Here Now”) e incluirá também demos da banda.

A banda

Oasis surgiu na cidade de Manchester e tudo começou quando Paul “Bonehead” Arthurs e Paul McGuigan chamaram o amigo Liam Gallagher para tocar junto com eles. O nome surgiu a partir de um pôster de turnê da banda Inspiral Carpets e um dos locais que tocariam era Oasis Leisure Centre, que fica na cidade inglesa de Swindon.

oasis 94 3A banda começou a tocar em um clube e Noel, irmão de Liam, viu o show. Não gostou muito do desempenho, todavia viu que tinha potencial para alcançar o sucesso. Então, ele entrou no grupo sob a condição de ser o principal compositor. Depois, eles começaram a tocar em vários lugares da cidade natal e depois partiram para Escócia, onde eles conheceram Alan McGee, um dos criadores da Creation Records, que assistiu a apresentação e acabou lhes oferecendo um contrato.

Em 1994, eles participaram do Festival de Glastonbury, um dos mais tradicionais da Europa. No mês de abril foi lançado o primeiro single, “Supersonic”, três meses depois veio “Shakemaker” e depois, “Live Forever”. Nesse período, eles estavam tentando preparar o primeiro disco da carreira.

A primeira tentativa de gravar o disco foi com o produtor Dave Batchelor, amigo de Noel quando ele trabalhava como roadie da Inspiral Carpets. Começaram a fazer as sessões na Monnow Valley Studio, entretanto os trabalhos não foram produtivos e a banda não conseguiu atingir o resultado esperado.

Depois, tentaram com Mark Coyle, a quem Noel entregou a demo das primeiras sessões, mas os resultados ainda continuavam insatisfatórios. Finalmente, o engenheiro de som Owen Morris resolveu produzir o grupo e eles alcançaram o som do jeito que queriam.

A capa do disco foi fotografada na casa do Paul “Bonehead” Arthurs e mostra os integrantes espalhados em vários cantos da sala, uns estavam vendo televisão, outro deitado pensando em alguma coisa e um tocando guitarra. Dentro da foto, tinha um globo terrestre suspenso no ar, uma imagem do jogador de futebol Rodney Marh, uma televisão com cena do filme “Il buono, il brutto, il cativo” e um pôster de Burt Bacharach (um dos ídolos de Noel Gallagher).

O “debut álbum” estreou em agosto de 1994 e as músicas demonstram algumas características que marcaram Oasis, como a voz arrastada do Liam; o som ora pop ora rock and roll e as excelentes composições do Noel Gallagher. A estreia dos rapazes de Manchester fez com que entrasse logo nas paradas de sucesso do Reino Unido e vendeu apenas 15 milhões de cópias em todo mundo.

Capa do primeiro álbum foi feita na residência de Paul "Bonehead" Arthurs

Capa do primeiro álbum foi feita na residência de Paul “Bonehead” Arthurs

São 11 faixas e cada canção tinha, aproximadamente, uma média de duração de cinco minutos. O disco contém músicas que se tornaram populares da banda, como “Rock and Roll Star”, “Supersonic” e “Live Forever”. Ao escutar o disco, você pode captar elementos de rock psicodélico, T-Rex, The Who, Beatles, guitarras distorcidas e bateria marcada. As letras marcam as frustrações, desejos e decepções que o grupo estava passando.

A faixa de abertura é a empolgante “Rock and Roll Star”, a letra fala do desejo de um rapaz que vive de forma medíocre e quer sair da sua cidade para se tornar um rockstar. Todo mundo já teve este meio pensamento de estar cansado da vida que levava e joga tudo para o alto em busca da felicidade. Destaque para o final da música, que possui uma forte influência do rock psicodélico.

O disco possui músicas extremamente empolgantes e de alta qualidade para quem estava começando naquela época, como “Supersonic” (criada por Noel para ser exatamente o primeiro single do grupo) e “Bring it down”. Também destaque para “Columbia”, que possui uma sonoridade mais indie e ressoa ao som do Artic Monkeys e Kaiser Chiefs, que se formariam na década seguinte. Porém, existem algumas canções chatinhas (na minha opinião), como “Up In The Sky” e “Digsy’s Dinner”.

Todo mundo sabe da forte influência do Beatles no Oasis e isso é bem perceptível ao escutar “Shakemaker”, refrão grudento, solos e a voz do Liam lembra um pouco de John Lennon. Como polêmica e Oasis são coisas que estão entrelaçadas, a estreia não foi diferente, uma vez que houve acusações de plágio, que serão faladas a seguir. É o caso de “Cigarettes and Alcohol”.

Ao escutar os versos, “You gotta make it happen”, você facilmente pode escutar o refrão de “Get It On” do grupo T-Rex: “Get It On, Bang a gong, Get It On”. Uma outra canção bem parecida com a trupe do Marc Bolan e de outras bandas dos anos 1970 é “Up in the sky”.

Como toda banda de rock, sempre vai ter faixas que têm um som mais balada, tipo “Live Forever” e “Slide Away” (uma das canções favoritas dos fãs do Oasis), que são canções românticas, sem precisar ser cafona. Ao escutar as duas, você sempre vai lembrar alguém que marcou a sua vida.

O disco finaliza com “Married with Children”, que é uma balada acústica e conta uma decepção amorosa e um término de namoro. Reza a lenda que Noel compôs a canção para a namorada dele na época, Louise Jones.

Nesse período, a Inglaterra estava precisando de uma novidade, assim surgiu o Britpop, graças ao lançamento do “Definitely Maybe” e “Parklife” do Blur, que culminou na rivalidade de dois grupos e trocas de ofensa na imprensa.

oasis 4

É um ótimo álbum para quem estava começando. Vale salientar que o Oasis estava no período em que o foco estava todo voltado para o movimento do grunge dos Estados Unidos, com Nirvana, Alice In Chains e Soundgarden. Além disso, 1994 era o período que marcava a estreia do Weezer, com o “Álbum Azul”. Portanto, escutando “Definitely Maybe” é uma ótima forma de saber como esse período estava passando por uma grande repaginada musical.

Volta ou não volta

As expectativas de retorno ainda aumentaram quando o vocalista Liam Gallagher postou várias mensagens que juntas formam o nome da antiga banda e em seguida publicou “OASIS LG”, dando a entender que ele vai se juntar novamente com o seu irmão Noel Gallagher. Muita gente ficou na dúvida se as mensagens dentro do microblog eram verdadeiras ou mais uma brincadeira do polêmico Liam.

liam print

Liam Gallagher colocou mensagens suspeitas, fazendo com que muitos fãs desconfiassem do retorno do grupo (Print: Lara Paiva)

Após as publicações do twitter do seu irmão, Noel negou novamente um possível retorno, em um programa de rádio, e disse essa irônica frase: “O Oasis não se reuniria por menos de 500 milhões de libras. Eu voltaria com a banda por meio bilhão de qualquer coisa: saquinhos de chá Yorkshire, camisinhas, macarrão instantâneo”.

Em agosto de 2009, Noel anunciou a saída do Oasis após discutir com Liam minutos antes do show em um festival. Isso resultou cancelamentos de shows e em fevereiro de 2010, o vocalista anunciou que iria acabar com o grupo e realizar um projeto com os integrantes remanescentes, acarretando no surgimento do Beady Eye, que lançou dois álbuns. O guitarrista, por sua vez, estava realizando um projeto solo chamado Noel Gallagher’s High Flying Birds.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.