Play List: Kanye West – sobre um polêmico talento musical

Modéstia definitivamente não faz parte do vocabulário de Kanye Omari West, um talentoso cantor, produtor, estilista e empresário, nascido em Atlanta. Kanye é um desses polêmicos nomes da música internacional, está na mídia tanto pelas besteiras que fala como figurando no topo das listas de melhores álbuns do ano. O músico frequentou a American Academy of Art em Chicago e a Chicago State University, mas acabou não se formando em nenhuma. Criado pela  mãe, Donda West, Kanye teve pouco contato com seu pai, Ray West, um ex-membro dos Panteras Negras que foi um dos primeiros fotojornalistas negros do Atlanta Journal-Constitution e hoje é um conselheiro espiritual cristão. Kanye começou como produtor musical, logo seu talento foi reconhecido ao trabalhar com nomes como Jay-Z, Alicia Keys, Ludacris, Janet Jackson, entre outros. Nossa Play List de hoje é dedicada a um dos artistas que considero mais criativos e interessantes da nova geração: Kanye West.

Kanye-West

O rapper é definitivamente um nome que vira e mexe circula na mídia. 2009, VMA da MTV: o rapper arrebata o prêmio de melhor video por performance feminina das mãos de Taylor Swift e diz que quem merecia vencer era Beyoncé; 2009, após morte de Michael Jackson: Kanye pede a benção da família Jackson e se autoproclama “novo rei do pop”. 2013: Kanye pede (a mulher fruta americana) Kim Kardashian em casamento ao som de Lana Del Rey. Ok, melhor parar por aqui!

kanye

Aos trinta e seis anos, West já tem oito álbuns lançados: The College Dropout (2004); Late Registration (2005); Graduation (2007); 808s & Heartbreak (2008); My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010); Watch the Throne (com Jay-Z) (2011); Cruel Summer (com G.O.O.D. Music) (2012) e o recém-lançado, Yeezus (2013). Soul, R&B, ritmos africanos, rap, rock, blues, todos esses ritmos podem ser encontrados no som do Kanye. Suas letras têm um pretensiosismo e uma arrogância que de tão ousadas e inesperadas se tornam cativantes, ao menos para mim. Talvez o leitor possa até conhecer algumas das músicas do rapper, como “Stronger”, em parceria com o duo francês Daft Punk, “Gold Digger”, em que o rapper canta ao lado do ator/cantor Jammie Foxx, ou ainda “All Of the Lights” com Rihanna.

Em uma crescente musical, Kanye se reinventa a cada álbum lançado, foge dos padrões pasteurizados de produção do meio do hip-hop e joga mão de novas ideias a uma cena tão estigmatizada. Essa que vos escreve fez  um apanhado das 10 músicas que mais gosta do rapper, sem mais delongas, o “boçal-amado-pelos-hippseters”, Kanye West.

2013 – BLKKK SKKKN HEAD

2011 – Otis (feat Jay-Z and Otis Redding)

2010 – Power

2010 – All Of the Lights (feat Rihanna & Kid Cudi)

2008 – Love Lockdown

2008 – Heartless

2007 – Stonger

2005 – Heard’em say (com Adam Levine)

2005 – Gold Digger (com Jammie Foxx)

2004 – Never Let Me Down (com Jay-Z & J. Ivy)