Falar em poesia é sempre uma incerteza. Vive solta no mundo, escondida por vezes, mas se mostra no olhar e na mão do escritor. Não precisa ser profissional, lançar dezenas de livros pra estufar o peito e dizer “Sou poeta!”. Com um lápis na mão e uma folha em branco, caro leitor, pode-se criar mundos.

Confira e participe dos eventos que acontecerão amanhã (14) em Natal para incentivar e homenagear este gênero literário tão importante para a literatura no Dia Nacional da Poesia:

A Secretaria Extraordinária de Cultura – Fundação José Augusto promoverá ampla programação com intervenções, shows, instalações, mesa-redonda sobre poesia marginal e recitais poéticos, na Pinacoteca Potiguar e nos shoppings da cidade. A festa terá início simultâneo às 9h com a intervenção urbana Pacote de Poesia, nos pontos de ônibus dos principais shoppings da cidade (Natal Shopping, Via Direta, Midway, Cidade Jardim e Norte Shooping).

28558541313Os Agentes de Leitura da região Metropolitana distribuirão envelopes contendo poemas de autores potiguares. Nos Jardins da Pinacoteca Potiguar, instituída a Praça da Poesia, o poeta Eduardo Alexandre abre também pela manhã a Galeria do Povo, uma exposição colaborativa, produzida antes e durante o evento. Quem quiser participar, é só levar um poema, recorte, quadro, ou produzir algo na hora.

A mesa-redonda sobre poesia marginal contará com a presença de Leila Míccolis e Clara de Góes, que conversarão com Plínio Sanderson, Aluízio Mathias, João Batista Morais Neto (João da Rua) e Eduardo Alexandre. As duas convidadas são muito respeitadas no meio intelectual, e Clara é norte-rio-grandense, mas radicada no Rio de Janeiro.

A UFRN também está preparando uma programação especial para esta sexta. Coordenado pelo Núcleo de Arte e Cultura, a universidade quer aproximar seus alunos da beleza do verso e da rima, para isso serão espalhadas diversas ações por todos os setores, incluindo as seguintes: Varal poético, música com poesia, poesia em estêncil, correio poético, lançamento do concurso de poesia da UFRN (Proae, Progesp, Proex, EDUFRN, NAC), esqueça seu livro no Campus, exposição e oficina sobre poema processo, ondas poéticas, deguste poesia e ciranda poética. Acesso livre a toda comunidade acadêmica (servidores técnicos, discentes e docentes).

Já a Prefeitura Municipal de Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes oferecerá o tradicional Café da manhã, Pão & Poesia, como de hábito, com a presença de escritores da cidade e do ensaísta e poeta Eucanaã Ferraz.

A programação contará com:

Lançamento do Edital Público de Premiações Literárias:

– Othoniel Menezes (Poesia)
– Câmara Cascudo (Ensaio Etnográfico)
– Moacy Cirne (Ensaio Literário)

Lançamento do livro A Poesia e o Poema do Rio Grande do Norte. (Reedição do Sebo Vermelho/ Prefeitura Municipal de Natal/ Projeto Nação Potiguar).

eucanaferraz_004_edit_cred-vania-laranjeira
Poeta carioca Eucanaã Ferraz

09h – Mesa 1:  “A Poesia vista pelos olhos da Poesia”
(Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Waly Salomão…) com Eucanaã Ferraz.

10h – Mesa 2: Moacy Cirne : Da Crítica à Poesia Experimental
Mediação: Abimael Silva.
Palestrantes: Falves Silva, Anchieta Fernandes, Muirakitan de Macedo.

Durante a manhã poética acontecerão Intervenções com o Grupo Para Eu Parar de Me Doer (Alessandra Augusta e Thiago Medeiros) & as poetas potiguares  Michelle Ferret & Ananda Kryhsna, homenageando Moacy Cirne.

20h – Pocket Show com Silvério Pessoa: Canções, Poesia e Hibridismo Cultural
Local: Pátio externo da Funcarte – entrada franca.

Compartilhe

Gustavo Nogueira
Estudante de jornalismo, com um tombo por cinema e literatura. Curte um festival de música assim como um bom gole de café. Enquanto não acha seu meu rumo, continua achando que é a pedra no meio do caminho.
Gustavo Nogueira

Gustavo Nogueira

Estudante de jornalismo, com um tombo por cinema e literatura. Curte um festival de música assim como um bom gole de café. Enquanto não acha seu meu rumo, continua achando que é a pedra no meio do caminho.

Postagens Relacionadas

foto da revista capituras
Capituras: revista cultural potiguar com foco em produção de mulheres é lançada
O Rio Grande do Norte acaba de ganhar a primeira revista cultural com foco na produção artística realizada...
prisão de lisboa raquel murillo la casa de papel
2 anos após prisão de Lula, La Casa de Papel reproduz foto histórica
A polêmica prisão do ex-presidente Lula, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, aconteceu no dia...

Deixe uma resposta

0 0 votes
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x