Na última semana, a comunidade gamer foi surpreendida com o lançamento do esperado Pokémon GO. O lançamento inicial do jogo ocorreu no Japão e na Austrália, mas logo a notícia se espalhou pelo mundo e os jogadores correram felizes para seus celulares. 

No Brasil, era possível obter o jogo baixando o apk, um arquivo compilado usado para instalar programas no Android. Com o jogo já instalado, os usuários brasileiros poderiam usufruir, em tese, do jogo, já que, por aqui, não tínhamos servidores para comportar todo mundo.

O jogo – baseado no anime Pokémon de 1995 – consiste basicamente em explorar o lugar em que o jogador está para buscar Pokémons e, assim, capturá-los no mundo real (temos que pegá-los, nós sabemos). Ao apontar a câmera do celular quando uma dessas criaturinhas aparecer no mapa, elas serão projetadas em qualquer lugar ao redor da pessoa com o celular. Isso já rendeu diversos casos engraçados que surgiram na internet nesses poucos dias em que o jogo foi lançado.

06183715970479

Faz sentido o Squirtle se esconder nesse lugar, né?

Contudo, por que Pokémon GO pode revolucionar o mercado de games? Não existe só uma resposta, mas várias. Primeiramente, por se tratar de um dos maiores produtos dos anos 2000, Pokémon rendeu em todo o mundo diversos jogos, com seu auge no eterno GameBoy. Pokémon GO traz a mesma mecânica dos games saudosistas, só que em versão bem mais atualizada.

Outra resposta é a interação entre os usuários, que vão poder batalhar e jogar juntos, fazendo praticamente o que o protagonista do desenho faz: uma jornada em busca de ser um mestre Pokémon. Isso com certeza não vai só provocar a felicidade dos usuários, como também dinheiro para a Nintendo.

07164825275326

A possibilidade de juntar vários jogadores ao game são infinitas, exatamente como acontecia (e ainda acontece) com os jogadores do Nintendo 3DS, que se reúnem para batalhar, trocar Pokémons, conversar sobre o jogo e tantas outras coisas. A Nintendo traz um política interessante ao seus jogos, não só em Pokémon, mas também Legends of Zelda, Mario e tantos outros, que demoram a ser lançados, mas quando acontece é sinônimo de sucesso e empatia com os fãs.

Pokémon GO sem dúvidas será um sucesso, até porque será uma grande aposta num mercado que já vem crescendo há algum tempo: os de jogos para mobile. Por enquanto, o jogo está suspenso em todos os países para manutenção, pois os sistemas foram sobrecarregados, consequência do sucesso imediato no mundo inteiro. Contudo, o lançamento oficial está marcado para este mês, de acordo com a Niantic Labs, desenvolvedora do game. Em breve poderemos desfrutar do jogo que unirá milhares de pessoas em um único espaço em prol de uma só coisa: ser um mestre Pokémon!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.