logo do bmw

O BMW Jazz Festival completa quatro anos de edição

A quarta edição do BMW Jazz Festival acontece no final deste mês nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e chega pela primeira vez a Belo Horizonte. O evento foi criado no ano de 2011 e é considerado o maior festival brasileiro de jazz. Na terra da garoa, está marcado para os dias 29, 30 e 31 de maio. Já no Rio, será em 30 e 31 de maio e 01 de junho. Na capital de Minas Gerais, por sua vez, acontece em 03 de junho.

Nas últimas três edições contou com as presenças de Billy Harper Quintet, Dave Douglas, Clark & White, Esperanza Spalding, entre outros. Neste ano também continuará com a presença de grandes nomes deste gênero musical, que surgiu por volta do início do século XX na região de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Bobby McFerrin tocará as músicas último disco no  BMW Jazz Festival

Bobby McFerrin tocará as músicas último disco no BMW Jazz Festival

O festival BMW Jazz acontecerá no HSBC Brasil em Sampa e na capital fluminense, no Vivo Rio. Já em Belo Horizonte estará situado no Cine Theatro Brasil Vallourec, que fica em um prédio construído na década de 1930. Os principais shows serão de Bobby McFerrin, Dave Holland, Chris Botti, Ahmad Jamal, Kenny Garrett e Snarky Puppy. Já o Spok Frevo Orquestra representará os artistas brasileiros.

O cantor Bobby McFerrin é o único que vai tocar nas três cidades em que acontece o festival. O nome pode não parecer familiar, porém você o conhecerá como o intérprete de “Don’t Worry Be Happy” (“In every life we have some trouble/But when you worry/you make it double/Don’t worry be happy//). O hit foi a primeira canção interpretada a capella a atingir o topo da parada da Billboard.

O clipe dessa música, disponibilizada pelo canal da EMI no You Tube, possui mais de 25 milhões de visualizações e conta com a participação do comediante e ator Robbie Williams e de Bill Irwin.

Bobby McFerrin tem mais de 20 milhões de discos vendidos e estará em solos brasileiros para a turnê de seu último álbum, “Spirityouall”. O disco é em homenagem ao pai dele, o também cantor Robert McFerrin, falecido em 2006, após ter sofrido um ataque cardíaco. Robert foi o primeiro negro a integrar o Metropolitan Opera e um dos percursores do spiritual, gênero musical que surgiu antes do gospel e foi criado pelos escravos norte-americanos cristãos.

O baixista inglês Dave Holland também estará no festival e já tocou com grandes nomes do jazz, como Miles Davis, Anthony Braxton e Chick Corea, que participou da edição de 2012 do BMW Jazz. Holland integrou a banda de Davis no final da década de 60, quando o músico lhe assistiu numa apresentação no Ronnie Scott’s Jazz Club, um importante clube de Londres.

O inglês traz a turnê do álbum “Prism”, que já passou pela Alemanha e Suécia. O disco foi feito em parceria com os músicos Kevin Eubanks, Craig Taborn e Obed Calvair. Após a turnê no Brasil, a trupe vai tocar nos Estados Unidos. O material está disponível para venda no próprio site oficial do Dave Holland.

O baixista Dave Holland vai se apresentar, no Rio de Janeiro e São Paulo, junto com os músicos do projeto "Prism"

O baixista Dave Holland vai se apresentar, no Rio de Janeiro e São Paulo, junto com os músicos do projeto “Prism”

Quem também estará nos palcos do BMW Jazz Festival é o trompetista Chris Botti, que em 2013 ganhou o Grammy de Melhor Disco de Pop Instrumental com o álbum “Impressions”. Ele é o artista instrumental que mais vende discos em solos americanos.

O grupo Snarky Puppy vem pela primeira vez ao Brasil e traz uma mistura de sons além do jazz. A banda surgiu em 2004, no Texas, Estados Unidos, e é composta por 40 músicos. O disco mais recente é “We Like It Here”, lançado neste ano e ficou em primeiro lugar nos mais baixados do Itunes, na categoria Jazz.

Eles ganharam um Grammy de melhor canção de R&B junto com a cantora Lalah Hathaway, com ‘Something’, que está no CD “Family Dinner Volume I”. A interpretação dela está incrível, confira o vídeo logo abaixo:

Representando as terras tupiniquins está a recifense Spok Frevo Orquestra, liderada pelo Maestro Spok. Criada em 2003, a banda é composta por 18 músicos, cujo principal objetivo é divulgar o frevo no Brasil e no mundo. Na apresentação deles no BMW Jazz Festival serão tocadas as músicas do “Ninho de Vespa”, o último trabalho lançado da big band.

A banda foi quem abriu o Carnaval Multicultural de Natal desse ano, que aconteceu no largo do colégio Atheneu. Esta não é a primeira vez que o Spok Frevo Orquestra toca em festivais, eles já participaram de festivais europeus, do Tim Festival e Cascavel Jazz Festival. Já estiveram em 15 diferentes países da Europa, Ásia e África.

As outras atrações são o pianista norte-americano com mais de 60 anos de carreira, Ahmad Jamal, e o saxofonista Kenny Garrett, que assim como Dave Holland, tocou com Miles Davis.

Aos admiradores do jazz, ainda há ingressos disponíveis para o festival, apesar de poucos, para a venda e os preços podem variar. Para comprá-los é só clicar aqui. Quem quiser acompanhar o festival nas redes sociais é só seguir a fanpage no Facebook e Twitter.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.