O Sindicato de Atores norte-americanos  elegeu, no último sábado (18), os melhores atores da temporada. A lista de indicados difere um pouco da lista de premiados do Emmy Awards, do Globo de Ouro e do Oscar, como diz o ditado urbano: “só sabe do babado quem ta no meio”, os próprios atores votaram para eleger seus companheiros. Jennifer Lawrence acabou não sendo unanimidade e Leonardo DiCaprio não foi lembrado, o que demonstra que o queridinho de Scorsese é ruim de premiação. Por outro lado, nas categorias de TV, “Breaking Bad” por fim, recebeu todas as honrarias e premiações que merecia, a série que chegou ao seu fim no final do ano passado, levou o prêmio na categoria “Melhor Elenco em série dramática” e como era de se prever, Bryan Cranston o Melhor Ator em Série de Drama.

Robert De Niro, Michael Pena, Alessandro Nivola, Jeremy Renner, Colleen Camp, Elisabeth Rohm, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Amy Adams, Paul Herman

Elenco de “Trapaça”, vencedor na categoria Melhor Elenco de Cinema

Diferente de outras cerimônias, o SAG não tem pretensão de ser divertido, não há um mestre de cerimônias, cada categoria conta com um apresentador diferente. O histórico dos atores, o respeito pelos figurões e a coragem de acreditar nos futuros talentos é o paradoxo da premiação. Isto é, os votantes reconhecem a excelente atuação de uma veterana, como Maggie Smith (melhor atriz em série dramática) por sua atuação em Downton Abbey, bem como Lupita Nyong’O (“12 Anos de Escravidão”), que estreia na telona já recebendo prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Lupita-Nyongo-SAG-Awards-2014

Lupita Nyong’O (12 Anos de Escravidão) ou Jennifer Lawrence (Trapaça) levará o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante?

A insanidade da júri do Globo de Ouro nas categorias de série e ator para TV não se confirmou, até porque “Brooklyn 9-9” não foi sequer concorrente.  Julia Louis-Dreyfus, levou o prêmio de Melhor Atriz em Série Cômica por sua atuação em “Veep”. Por outro lado, Ty Burrel (Modern Family) venceu na categoria Melhor Ator em Série Cômica. Os prêmios mais importantes concedidos pelo sindicato são o de Melhor Elenco e a já nem tão engraçada assim Modern Family contabilizou mais uma estatueta para a coleção.

Uma categoria extremamente merecida que só o sindicato dos atores oferece é a de Melhor Equipe de Dublês em Filme e Série. os vencedores nessa categoria respectivamente foram: O Grande Herói (Lone Survivor) e Game Of Thrones (finalmente um prêmio para a série que sempre é esquecida nas premiações).

BreakingBad-620x412

Elenco de Breaking Bad

A homenagem da noite foi para Rita Moreno, atriz e dançarina de 81 anos. Vencedora do Oscar, Tony, Emmy, Grammy e Golden Globe, Rita é mais conhecida pelo filme Amor, Sublime Amor/West Side Story. A atriz já integrou o elenco de diversas séries, sendo as mais recentes Oz, Cane e Happily Divorced.

michael_sag

Nomes de peso são sempre nomes de peso, é o caso de Helen Mirren, indicada na categoria Melhor Atriz em Minissérie ou Filme Para TV. A britânica passou despercebida pelo Emmy e pelo Globo de Ouro, mas o Sindicato dos Atores congratulou-a por sua atuação no filme “Phil Spector”. Já Michael Douglas levou todos os prêmios que poderia vencer por sua atuação em “Behind The Candelabra”, sagrando-se Melhor Ator em Minissérie ou Filme Para TV.

SAG2014

No termômetro para o Oscar, alguns nomes ganharam mais força, o caso de Mathew McConaughey e Jared Leto, ambos do elenco de “Clube de Compras Dallas” (Dallas Buyers Club). Mathew caiu na graça da crítica internacional (vencendo o Globo de Ouro) e conquistou o voto do Sindicato dos Atores como Melhor Ator, parece-me que já temos um favorito consolidado.

Leto (Melhor Ator Coadjuvante), assim como McConaughey, emagreceu estupidamente para poder viver um portador do vírus HIV, os personagens desafiadores vêm lhes rendendo frutos. Por falar em favoritismo, Cate Blanchett ao vencer a categoria Melhor Atriz também deixou seu nome ainda mais forte na corrida para Oscar. A atriz australiana, que já possui uma estatueta de Atriz Coadjuvante (no SAG e Oscar) por sua atuação em “O Aviador” (2004), está próxima de conquistar seu prêmio de Melhor Atriz Principal.

“Trapaça”, filme de David O. Russel, por sua vez, venceu o principal prêmio da noite: Melhor Elenco em Cinema. O mesmo prêmio, ano passado, foi entregue à equipe de Argo (Ben Affleck, 2012), que acabou se consagrando como melhor filme no Oscar. de 2013. Quem sabe os talentosos atores de “Trapaça” não contribuem para um futuro prêmio na Academia? Esperemos cenas dos próximos capítulos.

Sobre o(a) autor(a)

Uma míope quase sempre muito atrasada, cinéfila por opção, musicista fracassada e cronista das pequenas idiotices da vida. Pra sustentar suas divagações é jornalista, roteirista e fotógrafa.

Postagens relacionadas

One Response

Deixe um comentário

Your email address will not be published.