Teatro de Caicó reabre com direito a quatro dias de comemoração

Uma notícia feliz para a cultura potiguar: o teatro e centro cultural Adjuto Dias abrirá novamente suas portas nessa sexta, dia 11 de abril. Criado em 2002, um dos polos culturais da cidade de Caicó precisou ser interditado em 2009 por causa de rachaduras em suas paredes e falhas no piso do palco, o que dificultava a organização de eventos no local. A reforma foi financiada com os recursos do Governo do Estado e dessa vez, está completamente adaptado às normas de acessibilidade, como a construção de rampas, banheiros para os que possuem limitações físicas e espaços para cadeirantes, ocorrendo mudanças também nos assentos e nos condicionadores de ar. O palco também não saiu ileso das reformas: houve melhoras em sua iluminação, a troca do piso e o fim das infiltrações.

krystal
A cantora Khrystal será uma das atrações do primeiro dia de comemorações

Todas essas mudanças ocorreram para dar vida a um ambicioso, mas necessário desejo: o de ampliar e qualificar os teatros do Rio Grande do Norte, onde atualmente, apenas o Teatro Alberto Maranhão (Natal, RN) e o Cine Teatro Pedro Amorim (Açu, RN) estão  em pleno funcionamento. É importante lembrar que um teatro não é palco apenas de peças teatrais, mas também de apresentações de dança, shows musicais, congressos e até mesmo exposição de artes plásticas. Isso faz com que a população tenha um número maior de opções para se entreter e que quase todo tipo de artista possa mostrar seu trabalho no local.

O que mais espero, no entanto, é que a cidade e a região possa conhecer seus próprios artistas; pintores, cantores, dançarinos, bandas e artistas plásticos caicoenses estão fadados ao anonimato pela falta de um local e veículo que dê visibilidade ao seu trabalho de forma eficaz. Acredito que o Rio Grande do Norte possui uma cultura rica e diversificada, que vai muito além do forró, carne de sol e queijo de manteiga que nos tornam famosos, então eu realmente espero que o Teatro Adjuto Dias tire esse manto do anonimato que paira no Estado, particularmente no Seridó, e abra nossos olhos para a riqueza cultural que mal conseguimos ver.

Além de artistas já reconhecidos em todo o Rio Grande do Norte e até fora dele, como é o caso da cantora Khrystal e de Artur Soares, também cantor, o Adjuto Dias não poderia deixar de receber artistas locais. O domingo, dia 13, será destinado à apresentação de duas imperdíveis peças de teatro de companhias caicoenses: “A mansão do mágico” (Cia. de Teatro Cacimba) e “Letras e lixos” (Cia. de Teatro Retalhos da Vida).

IMG_2801
O mossoroense Artur Soares também se apresenta no Adjuto Dias

Sem mais delongas, o Teatro de Caicó, como também é chamado, conta com uma respeitosa programação de reabertura. Confira:

Dia 11, sexta feira:

18h – Abertura da exposição Copa RN
18h30 – Repentistas Cícero Nascimento e Carlos Alberto
19h – Show Artur Soares
19h30 – Show Khrystal

Dia 12, sábado:

19h – Ana Fernandez
20h – Coral Harmus
21h – Espetáculo “Gonzagando” (Cia. de dança do TAM)

Dia 13, domingo:

16h – Espetáculo “A mansão do mágico” (Cia. de Teatro Cacimba)
18h – Espetáculo “Letras e lixos” (Cia. de Teatro Retalhos da Vida)

Dia 14, segunda feira:

8h – Banda Filarmônica de Cruzeta Maestro Bembem
9h – Lançamento do Programa Sustentável