Cine Tirésias terá primeira sessão essa quinta-feira com o filme ‘Meninos Não Choram’

Essa semana inicia programação cinéfila de primeira organizada pelo Tirésias – Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos da UFRN. Serão três sessões a acontecerem entre Abril e Maio no Café Salão Nalva Melo, que fica na Ribeira (Natal/RN).

Cena de “Meninos Não Choram”, primeiro filme que será exibido nessa edição no Cine Tirésias

 

As sessões, cujos filmes escolhidos têm como temática gênero, acontecem sempre às 19h e terão direito a certificados. As produções exibidas serão o dramático e forte “Meninos Não Choram” (2000), a cinebiografia Milk – “A voz da Igualdade” (2009), a ser exibido no Dia Internacional Contra a Homofobia, e o sensível “Tomates Verdes Fritos” (1991).

Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo site do Núcleo Tirésias ou pelo telefone (84) 3215-3433. As inscrições também podem ser realizadas pelo site.

Sessão 1 – 18/04

Meninos Não Choram
Título original: Boys Don’t Cry
Duração: 1h58min
Gênero: Drama
Direção: Kimberly Peirce
Ano: 2000
País de Origem: EUA

“Meninos não choram” tem um roteiro corajoso e escracha os defeitos e injustiças da sociedade intolerante em que vivemos. Brandon  Teena é uma mulher que escolheu viver como homem e sofreu consequências degradáveis por causa disso. O filme deu o primeiro Oscar da atriz Hilary Swank que corajosa e sensivelmente interpreta a personagem principal. Já escrevemos sobre o filme aqui no blog, confira a nossa crítica aqui.

Sessão 2 – 17/05

Milk – A Voz da Igualdade

Título original: Milk

Duração: 2h 8min

Gênero: Drama

Direção: Gus Van Sant

Ano: 2009

País de origem: EUA

Confesso que nunca mais tive a mesma impressão de Sean Penn após ver “Milk”. Trata-se de um filme que não se limita apenas à questão do gênero e da luta pelos direitos humanos, diria até que sua temática principal é a política, mostrada de uma forma nada eufêmica, e da forma como ela trata aqueles que tentam, de alguma forma, transformá-la, como foi o caso do político norte-americano e assumidamente homossexual Harvey Milk. Vale a pena assistir, conhecer a história da figura icônica que foi Milk e admirar-se com mais uma grande atuação de Sean Penn.

Sessão 3 – 24/05

 

Tomates Verdes Fritos

Título original: Fried Green Tomatoes

Duração: 2h 4min

Gênero: Comédia dramática

Direção: Jon Avnet

Ano: 1991

País de Origem: EUA

Evelyn, uma dona de casa infeliz, conhece Ninny, uma velha senhora que mora num asilo, e fica encantada com as histórias que ela conta sobre Idgie Threadgoode, uma jovem da década de 1920, do Alabama. Inspirando-se na vida de Idgie, Evelyn aprende a ser mais assertiva e constrói uma forte amizade com Ninny. Esta relação proporciona ao espectador uma trama emocionante cheia de surpresas e segredos, vivendo o passado no futuro. (Wikipedia)

 

 

Serviço

 

O quê? Cine Tirésias

Quando: 18/04, 17/05 e 24/05, sempre às 19h

Onde: Café Salão Nalva Melo (Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira)