O Cineclube Natal atua na capital potiguar desde 2005 e tem como objetivo principal a formação de público cinematográfico, sendo uma opção ao circuito comercial restrito ao qual, geralmente, somos submetidos nos dois cinema que atuam na cidade (Cinemark e Moviecom).

Em 2012, o Cineclube Natal fez preferência por concentrar suas atividades em mostras temáticas, tendo sido realizadas cinco durante o ano, distribuídas entre os parceiros: Teatro de Cultura Popular (Rua Jundiaí, em Tirol) e Nalva Melo Café Salão (Ribeira). Contudo, em 2013, além das mostras (outras cinco estão previstas para o ano), o Cineclube Natal abarcará também uma sessão mensal regular em parceria com o Solar Bela Vista (Cidade Alta).

Solar Bela Vista, em Cidade Alta, Natal/RN (Foto: Silvia Batistuzzo)

As sessões do “Cine Solar” terão início na próxima sexta-feira, dia 15, às 19h, sempre na terceira sexta-feira de cada mês. Os filmes escolhidos para o primeiro semestre giram em torno da temática “A Resistência Individual” (à política, à religião, à ciência, à economia, etc.). Cada sessão terá curadoria dos membros do Cineclube Natal e contará com a presença de um convidado especial para coordenar e debater os filmes, junto com os curadores e com o público.

A primeira sessão exibirá o filme franco-italiano “Giordano Bruno” (Giuliano Montaldo, 1973) e terá como convidado o Prof. Ciclâmio Leite Barreto do departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN. Não será cobrada taxa de ingresso para as sessões do Cine Solar.

Sinopse do filme “Giordano Bruno” – Giordano Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos 70. Com direção precisa de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica. Giordano Bruno tem como destaque a impressionante interpretação de Gian Maria Volonté no papel-título, a música de Ennio Morricone e a belíssima fotografia do mestre Vittorio Storaro. Um filme simplesmente indispensável. (Por InterFilmes)

Abaixo, a programação completa do Cine Solar para o primeiro semestre de 2013 com a temática “A Resistência Individual”. Marquem nas suas agendas!

1. 15/fevereiro – Giordano Bruno (idem), 1973, Giuliano Montaldo, Itália/França, 114´

2. 15/março – Lutero (Luther), 2003, Eric Till, Alemanha/EUA, 123´

3. 19/abril – Spartacus (idem), 1960, Stanley Kubrick, EUA, 184´

4. 17/maio – O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (A Man of All

Seasons), 1966, Fred Zinnemann, Inglaterra, 120´

5. 14/junho – Norma Rae (idem), 1979, Martin Ritt, EUA, 110´

SERVIÇO:

Cine Solar

Filme: Giordano Bruno

Quando? Sexta-feira, dia 15/02, às 19h

Onde? Solar Bela Vista (Av. Junqueira Alves, nº 417, Cidade Alta)

(Com  informações da  assessoria do Cineclube Natal)

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.