Nos dias 9, 10 e 12 de julho, acontecerá em Natal a Mostra de Cinema pela Verdade, evento realizado pelo Institudo de Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça. A mostra foi criada com o intuito de promover e realizar sessões de filmes que abordam a Ditadura Civil-Militar e suas consequências no Brasil, Argentina e Chile; o evento está acontecendo em todo o país simultaneamente, ocupando salas de 27 universidades federais brasileiras no período de maio a agosto, mas também vai além da exibição de filmes, convidando palestrantes para debaterem sobre a história da política brasileira e também o momento que estamos vivendo agora. A entrada é gratuita e com direito a certificado no SIGAA. 

 

 

Confira a programação das sessões de julho:

9 de julho de 2013, às 19 horas

Filme: Infância Clandestina (112min), dirigido por Benjamim Avila, 2013
Local: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Neópolis, auditório central 
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 4241
Capacidade: 70 pessoas
Palestrante: Lincoln Moraes, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1973), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Política Social pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e avaliação de políticas públicas, Estado, democracia, gestão popular e governo.
Mediador: Juan Assis, estudante membro da comissão da verdade da UFRN

10 de julho de 2013, às 19 horas:

Filme: Eu me lembro (96min), dirigido por Luiz Fernando Lobo, 2012
Local: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Neópolis, auditório central
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 4241
Capacidade: 70 pessoas
Palestrantes: Mery Medeiros, presidente da Associação dos Anistiados Políticos do RN, ex-preso político e membro do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do RN; Roberto Monte, um dos precursores em educação em Direitos Humanos no Brasil, fundador do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e coordenador geral do Programa Estadual (RN) de Educação em Direitos Humanos.
Mediadora:  Barbara Medeiros, diretora acadêmica de Direito e DCE UERN.

12 de julho de 2013, às 19 horas:

Filme: Marighella (100min), dirigido por Isa Grinspum Ferraz, 2013

Local: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Neópolis, auditório central

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 4241

Capacidade: 70 pessoas

Palestrantes: Leilane Assunção, Historiadora, doutora em ciências sociais, participante do Grupo Tirésias da UFRN, militante do Grupo Universitário de Defesa da Diversidade e Expressão das Sexualidades (GUDDES-RN);  Maria da Conceição Fraga, professora doutora do Departamento de História da UFRN e coordenadora do projeto de pesquisa “A Associação dos Anistiados e a luta por direitos no Rio Grande do Norte”.

Mediador: Daniel Chacom, representante da UNE RN.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.