Extra! Beyoncé lança álbum sem aviso e surpreende seus fãs

Quem acessou qualquer rede social nesta sexta-feira (13), comprovou que o assunto do dia era o quinto álbum da cantora Beyoncé. Divulgado oficialmente na madrugada de hoje no iTunes, a cantora surpreendeu seus fãs com o sucessor de “4”, lançado em 2011.

Capa do quinto álbum de inéditas da cantora norte-americana
Capa do quinto álbum de inéditas da cantora norte-americana

Seguindo tendência anterior, o nome do álbum – “Beyoncé” – é simples, mas o conteúdo já provou ser bem mais diversificado do que o antecessor. No novo projeto, junto com as 14 músicas do CD, a cantora norte-americana lançou, até o fechamento desta matéria, 19 vídeos: 14 acompanham cada faixa, 3 mostram alguns países, incluindo o Brasil, que a diva visitou durante sua última turnê (Mrs. Carter Show World Tour) e outros 2 que explicam essa nova proposta, o “The Visual Album”. Num desses vídeos, Beyoncé esclarece que a música transcende a audição, sendo também visual.

Clipe da faixa "Haunted"
Clipe da faixa “Haunted”

“Beyoncé” foi lançado sem qualquer campanha promocional ou vazamentos, fato cada vez mais difícil com a viralização de músicas e vídeos pela internet. Dessa forma, a intérprete funda uma estratégia mais direta de apresentar música. “Eu não queria lançar minha música da maneira como já havia feito anteriormente. Eu queria falar diretamente com os meus fãs. Há tantas coisas que se interpõe entre um artista, sua música e seus fãs. Não queria que ninguém anunciasse o lançamento de meu disco. Gostaria apenas que ele saísse quando estivesse pronto e que isso acontecesse de uma forma direta entre eu e os fãs”, explicou Beyoncé, em comunicado.

O álbum de inéditas conta com a participação de vários artistas: os rappers Drake, Frank Ocean, Timbaland e Pharrell Williams; os cantores Justin Timberlake e Jay-Z, seu marido; a famosa escritora nigeriana, Chimamanda Adichie; e o fotógrafo das celebridades Terry Richards (que dirigiu “Wrecking Ball”, clipe mais recente de Miley Cyrus).

Clipe da faixa "Mine", que tem a participação do rapper Drake
Clipe da faixa “Mine”, que tem a participação do rapper Drake

Na página de Beyoncé no YouTube, estão disponibilizados os previews dos 17 vídeos e os dois vídeos elucidativos de forma integral. Abaixo, mostramos o preview da faixa “Blue”, com participação de sua filha e que reúne algumas imagens daqui do Brasil.