Não é só por suas belezas internacionalmente conhecidas que o Rio de Janeiro é conhecido como “Cidade Maravilhosa”. Para os cinéfilos, o epíteto ganha ainda mais força em Setembro, quando a cidade recebe o “Festival do Rio”, o maior festival de cinema do Brasil. Criado em 1999, a edição desse ano promete agitar a cidade: até o dia 10 de outubro,  serão exibidos 350 títulos de 60 países em mais de 30 salas espalhadas por toda a cidade.

O filme “Amazônia Planeta Verde”, uma co-produção entre Brasil e França, foi o escolhido para abrir o evento. De Thierry Ragobert, o inusitado filme tem como protagonista um macaco de circo, que precisa sobreviver na floresta após um acidente com o avião que o transportava. A produção foi toda rodada em 3D e, até agora, é a mais cara já realizada no Norte do país. A Sessão de Gala será no clássico Odeon, uma das poucas salas restantes na Cinelândia, um reduto de cinema carioca do começo do século XX, localizada no Centro.

Logomarca oficial do Festival do Rio 2013

Filmes de renomados diretores serão apresentados pela primeira vez ao público brasileiro. Entre eles, “Blue Jasmine”, de Woody Allen, com as atuações de Cate Blanchett e Alec Baldwin; “Terra Prometida”, de Gus Van Sant, cujo protagonista é Matt Damon (também roteirista); “Gravidade (Gravity)”, de Alfonso Cuarón e com Sandra Bullock; “Diana”, de Oliver Hirschbiegel e com Naomi Watts. Outros destaques são: “Spring Breakers: Garotas Perigosas”, “Pussy Riot – A prece punk”, “99% – The Occupy Wall Street Collaborative Film” e “Kink”, documentário produzido pelo astro James Franco sobre um site para sadomasoquistas.

Esses e outros filmes estão distribuídos nas seguintes categorias: Panorama, Expectativa 2013, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Midnight Terror e Midnight Música, Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos, Meio Ambiente, Tec, Expectativa Vanguarda e Panorama Grandes Documentaristas. Devido às celebrações do Ano da Alemanha no Brasil, o país europeu ganha destaque especial na edição de 2013, com as mostras Foco Alemanha e Escola de Berlim. O festival ainda exibirá filmes do início da carreira de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, em sessões especiais da mostra “Clássicos Hitchcock” pela Zona Sul da Cidade.

“Serra Pelada”: com co-produção de Wagner Moura, filme sobre o famoso garimpo da década de 1980 encerrará o festival

Entre os 72 longas e curtas que concorrem ao Troféu Redentor, estão os cotadíssimos “O homem das multidões”, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães; e “Tatuagem“, filme pernambucano que venceu em Gramado e é dirigido por Hilton Lacerda. O encerramento ficará por conta da pré-estreia de “Serra Pelada”, que conta a história de três amigos de São Paulo que sonham em enriquecer na maior mina a céu aberto do mundo moderno. O obra é estrelada por Wagner Moura (também coprodutor), Juliano Cazarré, Julio Andrade, Matheus Nachtergaele e Sophie Charlotte.

Durante a semana de 30/09 a 06/10, O Chaplin vai fazer uma cobertura especial do Festival, trazendo críticas dos principais filmes em exibição no fervido cenário carioca. Fique atento, leia e compartilhe!

Serviço: Festival do Rio – de 26 de Setembro a 10 de outubro

Compra antecipada: diariamente, das 10 às 22, na Central de Ingressos, localizada no Espaço RIO SESC de Cinema (Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo). Estação do Metrô: Botafogo. Pela internet: www.ingresso.com.br.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.